“Não tenho dinheiro suficiente para viajar”. Se você está costumado a dizer esta frase, leia este artigo, pois te daremos algumas ideias para sua viagem dos sonhos custar pouco ou quase nada!

Primeiro, se você realmente quiser viajar e conhecer outros lugares, pessoas e até outras culturas, sua primeira lição é essa: faça da viagem uma prioridade e planeje-a! Se a viagem não é uma prioridade para você, você sempre encontrará outras coisas para gastar dinheiro e nunca terá dinheiro “suficiente” para viajar.

No caso de Sandra Domingos, uma de nossas colaboradoras regulares, viajante de vida e mochileira, um carro não é uma prioridade em sua vida. “Posso usar metrô, ônibus, uber (ou BlaBlaCar), bicicleta ou simplesmente andar para chegar onde quero. Nunca tenho dinheiro suficiente para fazer compras todas as semanas ou gastar em um restaurante sofisticado ou da moda porque eu coloco minhas viagens em primeiro lugar”.

Não está ganhando dinheiro suficiente em seu trabalho? Por que não conseguir um emprego no exterior? Há muitas oportunidades no mundo, desde que você não seja exigente – e afinal, essa não é uma carreira a ser seguida, é apenas uma maneira de ganhar dinheiro extra para viajar.

Aqui estão alguns trabalhos com os quais você pode pagar as contas e financiar suas viagens: Au Pair, trabalhador de albergue, garçom, trabalhador de cassino, trabalhador de cruzeiros, guia de turismo e instrutor de mergulho (é necessária alguma certificação), trabalhador sazonal em resorts de esqui ou agricultores. Esses trabalhos não requerem graus avançados ou muita experiência de trabalho. É claro que, com este tipo de emprego, você terá um retorno financeiro mínimo ou de baixa remuneração, mas isso irá pagar suas despesas enquanto viaja e conhece o mundo.

Aqui estão dois sites que irão te ajudar a encontrar alguns empregos no exterior: www.ciee.org (Conselho sobre o Programa de intercâmbio educacional internacional no exterior) e www.bunac.org (BUNAC para trabalho, estagiário e voluntário no exterior).

Aqui vai outra dica: Por que não ensinar inglês, português ou sua língua nativa no exterior? Você pode fazer um bom dinheiro ensinando e esta é uma das melhores maneiras de conseguir um extra durante sua viagem. “Eu tenho um amigo americano ensinando inglês enquanto viajava pelo Brasil e outros ensinando inglês enquanto viajavam pela Tailândia. O mundo está precisando de professores e este é um trabalho em alta demanda. Ouvi dizer que algumas empresas na Ásia até pagam pela sua viagem”, disse Sandra Domingos.

Antes de começar a viajar, saiba que há muitas maneiras de ganhar vôos gratuitos. “A maneira mais popular é através dos cartões de crédito nos quais o consumidor coleciona milhas de acordo com as compras mensais e depois pode-se voar de graça. A maioria dos cartões oferece bonificações de até 30.000 pontos – e se você tiver um cartão de companhia aérea (digamos American Airlines) e um cartão de recompensa geral (por exemplo, o cartão Amex) você pode combinar os saldos de dois pontos e conseguir um vôo barato mais rápido “, revelou Magali DaSilva, nossa Agente e Organizadora de Viagens.

A melhor maneira de alcançar os pontos que você precisa é pagar o máximo que puder no mesmo cartão. Todas as companhias aéreas têm ofertas especiais com grandes lojas, como Amazon, Apple, Best Buy e Target. Comprar nessas lojas te dará de 2 a 4 milhas por dólar gasto – às vezes, ainda mais. Se você gastar 1.000 dólares por mês, você pode ganhar até 3.000 milhas. Então, fique atento, faça compras nas lojas parceiras e coloque tudo no cartão.

Você sabia que existem serviços que conectam viajantes com moradores locais que estão dispostos a acomodá-los de graça? Usando este tipo de site você nunca terá que pagar por acomodação. Aqui estão alguns: Couchsurfing – www.couchsurfing.com e Servas – www.servas.org. Outra opção é cuidar da casa de alguém enquanto esta pessoa viaja. Você pode se inscrever em um dos sites para se disponibilizar a ser um “caseiro temporário” de graça, permitindo que você fique em um destino por um tempo e conheça bem o local sem ter que pagar por alojamento. Bônus adicional: você ganha uma cozinha para fazer sua comida! Uma boa dica para este tipo de serviço é o House Carers – www.housecarers.com e Mind My House – www.mindmyhouse.com.

Há também passeios gratuitos em que você pode aprender sobre a cidade e ver as principais atrações. Na Europa, você pode encontrá-los em 90% das principais cidades. Também há alguns em grandes cidades asiáticas, assim como em Nova York e na Austrália. Para a Europa cheque www.neweuropetours.eu, na Austrália cheque www.imfree.com.au e para Nova York, cheque www.bigapplegreeter.org. Você também pode encontrar esses passeios perguntando ao escritório de turismo local ou pesquisando no Google “passeio a pé gratuito + nome da cidade”.

Você também pode economizar muito dinheiro enquanto viaja usando regras simples, como aprender a cozinhar (dessa forma você vai economizar muito dinheiro ao ignorar o restaurante e cozinhar para si mesmo ou até ganhar dinheiro cozinhando para os outros); Conseguindo tickets ferroviários (a reserva antecipada geralmente pode te poupar cerca de 50% do custo de um bilhete de comboio, especialmente na Europa); Você pode também dormir em dormitórios grandes (se o Couchsurfing não faz seu estilo, esta é a sua melhor maneira de economizar em um lugar para dormir); Pode usar o cartão de estudante e outros cartões de desconto (se você é um estudante ou menor de 26 anos ou um professor, muitos lugares oferecem descontos para você); E ainda pode obter cartões turísticos da cidade (que oferecem descontos e acesso gratuito às principais atrações e museus e, em algumas ocasiões, até mesmo transporte público gratuito).

O ponto principal aqui é que existem várias maneiras de viajar e conhecer outros lugares, diferentes pessoas e culturas, com pouco dinheiro. Você não precisa ser rico para viajar. Como dissemos no início deste artigo, o mais importante é colocar sua viagem como prioridade, estudar e planejar suas opções. Espero que você tenha gostado deste artigo e que possamos ser úteis. Tenha uma boa viagem e aproveite!

Facebook Comments

Share This