Por Magali DaSilva

Nós viajamos não só para conhecer um lugar diferente ou para ter bons momentos e relaxar. Nós viajamos também porque queremos contar uma boa história sobre nós mesmos para amigos e pessoas que conhecemos.

Por isso, sugerimos que você escreva uma ótima história sobre sua próxima viagem ao Brasil e envie-a para nós. Se você tiver fotos, melhor ainda! Podemos editá-las, se necessário, e publicar sua história.

Coloque-se no lugar do leitor e seja entusiasta porque ele quer ler algo divertido e inspirador. Conte a história como aconteceu ou escreva uma história em partes como um diário. Escreva em tempo real e em todas as chances que você tiver durante a viagem, no avião, no seu hotel, no restaurante, etc. Fazendo isso, você terá impressões frescas e cruas.

A ideia é primeiro escrever a história. Edite e dê o toque final mais tarde, quando voltar para casa e mergulhar novamente nela. Algumas ideias extraordinárias para o artigo só vêm à nossa mente mais tarde.

É importante escrever o que você sente e evitar a linguagem hiperbólica e histérica. Relacionar as palavras com fotos é ainda melhor, por isso, pare por um tempo tirando fotos e tente emergir no jornalismo fotográfico fotografando quando achar algo ou ver alguém fazendo algo interessante ou, ainda, der de cara com uma ótima vista ou um monumento famoso.

E lembre-se de um jornalista que disse certa vez que, por exemplo, “o cão mordeu o homem” não é uma história. “O homem morde o cachorro” – aí sim passa a ser interessante! Tente manter entre 400 e 750 palavras e envie sua história e experiência  para o nosso editor Lindenberg Junior – editor_at_soulbrasil.com.

Facebook Comments

Share This