Viajar requer horas de planejamento, não é mesmo? Conhecer a cidade e país para qual irá, alugar ou não um carro ao chegar, hotel, passeios, restaurantes, etc. Para aproveitar ao máximo todos os momentos é importante não perder tempo entre um destino e outro, e se puder economizar na viagem, melhor ainda!

Então confira alguns aplicativos que certamente serão boas opções para incluir em seu plano de viagem e o melhor de tudo: são gratuitos e funcionam de qualquer lugar do mundo!


Rome2Rio

Esse aplicativo é sinônimo de praticidade. Ele te poupa horas de planejamento para saber em quanto tempo, supostamente, seu transporte vai te levar de uma cidade à outra até o seu destino final. Para usar baste colocar seu ponto de partida (aonde você está) e seu destino, e estabeleça as opções de transporte que irá utilizar – avião, trem, ônibus e carro – juntamente com o tempo aproximado que cada rota levará. Use-o quando viajar pela Europa ou ao pegar vôos rápidos como exemplo, de Boston para Nova York. O aplicativo calcula o tempo total que você levará usando cada tipo de transporte e de acordo com a rota.

SkipLagged

Este aplicativo é semelhante ao Kayak e ao Google Flights e serve para encontrar ofertas de passagens aéreas entre cidades específicas. Mas o SkipLagged também pode te ajudar a economizar com uma opção chamada de “hidden-city flights” (vôos de cidade oculta). Esse termo refere-se a quando os passageiros reservam voos de múltiplas paradas com a intenção de parar na cidade de destino e não embarcar no voo até o destino final. Por exemplo, um viajante que queira ir de Nova York a São Francisco reservaria um voo com destino a NYC -> San Francisco – Seattle e terminaria sua viagem assim que chegassem em SF, pulando a parada para Seattle. Com isso, as tarifas, que as companhias aéreas normalmente não promovem, podem levar a enormes economias (até 80%, de acordo com a SkipLagged).

Google Translate

Existem várias ferramentas de tradução no mercado, mas os recursos do Google Tradutor ainda são os melhores entre os aplicativos gratuitos. Você pode escrever ou até mesmo falar palavras e frases que o aplicativo traduz em mais de 100 idiomas. Funciona até off-line (para que você não gaste todos os dados de seu plano de celular) para mais de 52 idiomas. Bônus: você pode tirar fotos com a câmera do seu celular para traduzir sinais e opções de menu (embora isso funcione melhor com fontes simples – ele tem um script bem elaborado).

Mobile Passport

Antes de ir para o exterior, faça o download deste aplicativo que é autorizado pelo governo dos EUA. Você pode passar pela alfândega com mais rapidez ao retornar porque o app acelera sua entrada no país. Você conecta informações pessoais básicas e seus dados de passaporte a uma selfie e ele permite que você escape da fila comum bastando responder algumas perguntas e passar a tela do seu smartphone por um scanner.

Here we go

Com esse aplicativo, você pode fazer o download dos mapas das cidades que pretende visitar e usá-lo no modo off-line para visualizá-los. Isso vai te ajudar a economizar em tarifas telefônicas no exterior. E, se já estiver dentro dos EUA, em NYC, por exemplo, a versão off-line do aplicativo do mapa do metrô de Nova York facilita a verificação do seu trajeto, mesmo quando você está no subsolo. Mapas off-line estão disponíveis para 1.300 cidades em 110 países. Eles demoram um pouco para serem baixados, portanto, reserve um tempo para configurá-los antes de decolar.