Prepare-se para alimentar a alma explorando uma nova versão de dança que mistura malhação com vários ritmos da dança brasileira, passando pelo contagiante ritmo baiano, as diferentes manifestações de samba como o samba de roda, o samba-reggae e o samba enredo, enquanto se aprofunda nos movimentos artísticos da capoeira. Hummm… isso parece divertido e ao mesmo tempo “energizante”. Bem, estamos falando do projeto “Dance-Capoeira” criado pelo polivalente e talentosa artista Gracy Ferrecetti.

Esta aula-workshop é uma experiência inovadora que o leva a uma viagem imaginária pelo nosso Brasil através da música e da dança. Desde as origens ate o que há de mais contemporâneo. Com a inclusão da musica ao vivo, com percussionistas em harmonia com a proposta de Gracy, pode-se sentir um contagio de felicidade entre os participantes.

A dançarina, coreógrafa, percussionista e capoeirista Gracy Ferrecetti, diz: “Depois de muitos anos de experiência em dança e capoeira, tive a idéia de incorporar movimentos de capoeira para ajudar meus próprios alunos de dança a absorverem melhor algumas de minhas propostas, e assim carrega-los rumo a uma nova, dinâmica e divertida maneira de experimentar esses nossos ritmos Brasileiros”.

Gracy imigrou para os EUA ainda muito pequena junto com sua mãe e irmãs para Nova York. Durante sua infância, ela estudou sapateado, jazz e ballet, e tocou violão por 6 anos, chegando a ganhar um lugar de destaque na orquestra de musica em sua escola durante a “high school”. Com 16 anos, ela foi escolhida por Emília Biancardi para fazer parte de um grupo de musica e dança tradicional e folclórica, o dance troupe do IABAS. Emília Biancardi é uma renomada autoridade em folclore brasileiro e historia e cultura Afro-Brasileiros. Gracy trabalhou e aprendeu música e percussão com Emília por 3 anos. A trupe realizou apresentações em diversos locais incluindo o Museu de História Natural em NY e o famoso Teatro Bearsville. Gracy foi também fortemente inspirada por Rosangela Silvestre, outra autoridade da dança brasileira, que coreógrafo também para IABAS.

Quando Gracy se mudou de Nova Iorque para a Califórnia começou a estudar capoeira com “Piriquito” do grupo Abada durante 3 meses. Depois do seu “batizado”, ela partiu para o Brasil, onde com seu espírito aventureiro, circulou o país estudando dança de vários estilos e com diversos grupos. Quando ela regressou para San Diego, voltou a estudar e praticar capoeira intensivamente, desta vez com o grupo Quilombos em San Diego, aonde chegou a gravar um CD com o respectivo grupo.

Gracy voltou à Nova Iorque para outro ano, e depois seguiu para a Europa para uma experiência a mais em sua vida, e sempre se dedicando aos seus trabalhos artísticos. De volta a NY ela dançou e se apresentou com Juliana Aquino, Silvana Magida da banda Katende e muitos outros. Finalmente em 1997, após retornar para San Diego em busca de dias mais ensolarados, ela começou a ensinar dança Afro-Brasileira no Soul Beat academy, uma escola de artes populares e tradicionais. Em 1999, começou a estudar e fazer parte do trabalho desenvolvido pelo Contra-Mestre Paulo Batuta do grupo de capoeira Mandinga de San Diego.

Durante estes últimos dez anos, ela tem ensinado na UCSD, Universidade de Illinois, Tucson, Las Vegas e Virgínia, e coreógrafo inúmeros espetáculos nos EUA e Brasil. “Marron” como é conhecida dentro da capoeira, treinou intensivamente com vários renomados mestres de capoeira como Mestre Deputado e Mestre Onça, e em 1996, conseguiu sua graduação de “instrutora” para anos depois chegar a “professora”. O projeto “Dance-Capoeira” surgiu com a pergunta: “Como podemos FAZER ISSO TUDO?” A resposta seria uma fusão de capoeira e dança brasileira, e inicialmente, a ideia foi reforçada com o interesse demonstrado pelos próprios alunos de dança da Gracy e em seguida, por um numero sempre crescente de pessoas interessadas nessa nova proposta da talentosa e polivalente, Gracy “Graciosa”.

*Gracy ou “Professora Marron”, depois de vários anos ensinando capoeira e dança em San Diego, Califórnia, se casou e decidiu se concentrar em sua carreira de cabeleireira e em seu negócio Gracy International Hair Design Salon. Para saber mais sobre o seu salão e serviços que inclui unhas, depilação, maquiagem e massagem, visite www.gracyhair.com

Facebook Comments

Share This