Por Mario Borges

Hosana Alves Borges nasceu no dia 14 de fevereiro de 1930, natural da cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, filha de Minervina Umbelina de Jesus, conhecida na cidade como Dona Inhazinha e de Onofre Gomes Freitas. Ainda jovem se casou com Rubens Machado Borges.

Na rádio Difusora da cidade de Patrocínio exerceu sua função de locutora e programadora. No ano de 1946, no Alto Falante local, Tabajara, e após três anos de espera, no dia 05 de novembro de 1949, no antigo prédio tradicional Bar Rex, entrava no ar a ZYW-8 Rádio Difusora de Patrocínio, com 100 watts de potência e frequência 590 khz. Sendo uma das primeiras locutoras no país.

Sua voz era reconhecida e ganhou destaque e muito carinho pelos ouvintes da cidade, especialmente durante a apresentação do seu programa, o prefixo, Hino da Marinha Brasileira “Cisne Branco” marcando uma época de ouro do rádio. Neste tempo, o rádio era a válvula e das vitrolas rotação “78 ” disco de baquelite.

Nas comemorações de aniversários vieram artistas famosos nacionais e internacionais como Francisco Canaro e Orquestra, Orquestra Casino de Sevilla, com seu famoso cantor José Maria Madrí, Luiz Gonzaga, Francisco Carlos, Jorge Goulart, Nora Ney, Marlene Adelaide Chioso, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves e outros.

Abro um parênteses para prestar uma homenagem, enquanto filho de Hosana Borges. Deixo aqui versos, poesia de minha autoria, para esta pessoa querida por todos do meio familiar e do público que vivenciou estes momentos de ouro do rádio.

“A VOZ DE HOSANA”
I
Emissões de ondas sonoras,
A rádio Difusora está no ar,
Seus pedidos musicais agora,
Hosana Alves vai apresentar,
II
Meus queridos ouvintes: Bom dia!
Patrocínio cidade de Minas Gerais,
Anunciamos aqui da praça Santa Luzia,
Terra da cultura de seus cafezais,
III
Um recado aos nossos visitantes,
Sejam Bem vindos a esta linda cidade,
Temos aqui lugares bem interessantes,
Pontos turísticos, culturais, festividades,
IV
Peço-lhes licença para informar,
O meu tempo, a minha passagem,
Nestes versos a declamar,
Meu comunicado, uma mensagem,
V
Foram os momentos plausíveis,
Acervos do rádio na história,
Os estilos musicais incríveis,
E suas nostálgicas memórias,
VI
Deixo minha solidariedade,
O radialismo em céus brasileiros,
Nossos ouvintes na interatividade,
O gênero do público mineiro,

VII
Espero ter contribuído,
Em transmissões receptivas,
Aos patrocinenses queridos,
O afeto nas nossas vidas!

VIII
Homenagem a rádio Difusora,
No exercício de minha função,
E certifico fui a primeira locutora,
Anuncio minha eterna gratidão!

*Mario Borges nasceu em Belo Horizonte (MG). Seu pai escrevia poesia e seus tios também eram poetas. Sua mãe, Hosana Alves, era locutora de rádio. Mário tem participações: no “Paz e Poesia” em Belo Horizonte; no Centro Cultural Padre Eustáquio; no sarau na Assembleia Legislativa em Minas Gerais; no Caderno Literário Pragmatha, em Porto Alegre (RS); Revista em Rádio da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e muito mais.

Facebook Comments

Share This