Mindfulness ou atenção plena (ou ainda “foco total”) diz respeito a focar nosso cérebro para se concentrar no momento presente. É importante salientar esse fato porque às vezes a verdadeira essência da atenção plena está perdida. Isso acontece quando nos empenhamos em atividades tradicionais praticadas no dia a dia, mas não damos valor a atividades essenciais para nossa mente, como meditação ou yoga.

Concentrar-se no aqui e no agora nos dá maior paz de espírito e clareza para tomar decisões. Ao praticar esta abordagem, podemos evitar mergulhar nossa vida em uma enorme confusão, sendo consumidos por pensamentos sobre o que poderia ter acontecido ou planejando coisas que estão fora de nosso controle.

Existem muitas maneiras simples de praticar a atenção plena. Neste rápido artigo, você vai aprender 3 dicas que poderá aplicar em sua rotina para ter atenção plena diariamente.

1 – Comer com Consciência

Comer com consciência é algo pouco valorizado pelas pessoas. Muitas vezes estamos sempre com pressa para terminar uma refeição e não percebemos que estamos perdendo de desfrutar de um dos mais simples e maravilhosos prazeres da vida. Em sua próxima refeição, tente comer conscientemente. Mas como fazer isso?

Antes de começar a comer, observe a apresentação do alimento à sua frente e sinta seu cheiro. Lembre-se de dar pequenas mordidas e mastigar lentamente, prestando atenção à textura e ao sabor da comida. Quando você mergulhar plenamente no momento, verá que isto transformará a alimentação consciente em algo agradável e, além do mais, te ajudará na digestão, evitando, também, que você coma demais.

2 – Ouça com Consciência

Conversas com outras pessoas são outra valiosa oportunidade de colocar em prática a atenção plena. Às vezes, quando outras pessoas falam conosco, podemos estar lá fisicamente, mas não mentalmente. Pensamos no que dizer em seguida ou julgamos o que os outros estão dizendo, concordando ou discordando mentalmente com eles antes mesmo de terminarem de falar.

Para ouvir com atenção plena, você precisará se concentrar totalmente nos outros quando estiver conversando. Da próxima vez que você tiver uma conversa com um ente querido ou colega, evite ficar preso em sua própria conversa mental. Preste atenção ao que eles estão dizendo. As pessoas gostam quando você realmente as ouve e eles farão o mesmo quando for sua vez de falar.

3 – Preste mais Atenção enquanto Participa de uma Coisa de cada Vez

No mundo acelerado de hoje, ser multitarefa tornou-se uma tendência comum e as pessoas tentam fazer o máximo de coisas possíveis dentro de um curto período de tempo. E, embora as pessoas pensem que a multitarefa nos torna mais produtivos, isso só leva à exaustão rápida e desnecessária. Quando você se cansa rapidamente está mais apto a cometer erros. Isso pode ser evitado fazendo uma coisa de cada vez e com atenção plena.

Quando você assume tarefas com foco completo, uma de cada vez, corre menos risco de errar ou esquecer detalhes devido à pressa. Você vai achar que é mais eficiente e se sentirá menos desgastado quando colocar em prática uma tarefa por vez focando totalmente nela.

Por fim, tenha em mente que há muitas outras oportunidades em nossas vidas para estar atentos e viver plenamente o momento. Praticando atenção plena diariamente, o cérebro eventualmente aprende como ser mais eficiente e melhor integrado. Você perceberá que está mais focado e menos distraído. Níveis de estresse vão descer também. O que por sua vez fará com que suas atividades diárias, pensamentos, atitudes e percepções se tornem mais equilibradas.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.