As eleições no Brasil acontecerão no próximo domingo (07) e todo brasileiro deverá, obrigatoriamente, exercer seu papel de cidadão e se dirigir às suas respectivas sessões com a documentação necessária para votar. Os brasileiros residentes no exterior também votarão, neste caso somente para presidente, pois a legislação permite esta particularidade.

Para votar fora do Brasil é necessário que cada eleitor esteja alistado, recadastrado e com toda a documentação em dia. O prazo para estar com a documentação em dia acabou em maio (2018) e é importante lembrar que apenas os eleitores devidamente alistados ou recadastrados no exterior poderão participar das eleições para Presidente da República, nas seções eleitorais organizadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, a cada quatro anos.

Se você mora em Los Angeles fique atento, o primeiro turno das eleições presidenciais ocorrerá no domingo, 7 de outubro, das 8h às 17h, na sede do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles (8484 Wilshire Blvd., Suite 300, Beverly Hills, 90211). Só poderão votar aqueles que transferiram seu título e estão dia com a documentação necessária.

Aqueles que transferiram o título para Utah poderão votar em Salt Lake City (Lumos Language School, 200 E 3900 S #1 Millcreek 84107). Caso você não possa comparecer para votar, clique aqui para saber como justificar seu voto após as eleições.

Para votar é muito simples, basta comparecer ao seu local de votação e apresentar um documento brasileiro de identidade com foto e o título de eleitor impresso ou o E-Título no celular. O eleitor que não votar e não justificar a ausência do voto por três eleições consecutivas terá a sua inscrição eleitoral cancelada. Para efeitos da justiça eleitoral cada turno é considerado uma eleição.

Tem dúvida sobre a situação do seu título eleitoral? No site do TSE é possível checar a situação do seu título e verificar a lista de cidades com revisão biométrica obrigatória em cada estado. O procedimento pode ser feito em qualquer navegador de Internet. Mas lembre-se que o atendimento virtual não garante a regularização da situação do eleitor perante a Justiça Eleitoral. O atendimento presencial é obrigatório para validação/finalização deste requerimento.

É válido lembrar que o site do TSE no Brasil traz uma lista completa dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual de todo o país. O número de todos os candidatos das Eleições 2018 está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral e a função é útil para fazer a cola eleitoral, o famoso “santinho” e levar para votar no dia 7 de outubro. A lista também é útil quem ainda não sabe em quem votar e quer conhecer as opções disponíveis de candidatos para o primeiro turno. Além disso, é possível conferir se a pessoa está com a candidatura regular ou se foi indeferida pela Justiça Eleitoral.

A plataforma do TSE é compatível com os principais navegadores do mercado, como o Chrome e Firefox. Acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE e role a página até “Consulta por Regiões Brasileiras” e clique uma das opções; caso queira consultar a lista de candidatos à presidência da república, vá em “Brasil” e, depois, clique em “Presidente”; para consultar o número de candidatos a outros cargos basta tocar sobre a sua região e posicionar o cursor do mouse sobre a sigla do seu estado. e dai clicar sobre o cargo de interesse. A lista será exibida em ordem alfabética, de acordo com o nome na urna. Em uma coluna na direita pode se conferir o número de cada candidato.

Conhece alguém que possa se interessar nessas informações de utilidade pública? Ajude a divulgar informações legítimas e a educar o cidadão compartilhando esse artigo.

Facebook Comments

Share This