Muito versátil, o jeans é usado tanto por homens quanto por mulheres sejam jovens ou pessoas de idade mais avançada. Sem dúvida, está entre as peças mais básicas e clássicas da moda ao redor do globo. Nos últimos anos, passou a ser também uma peça importante para as pessoas mais modernas e despojadas. E para as mulheres mais chiques e elegantes, passou a ser uma boa opção com o complemento de acessórios diversos e o salto alto.

Se você possui algum ou alguns jeans parados no armário ou que usa, mas gostaria de dar uma nova cara, saiba que pode renovar o visual e deixar suas calças muito mais estilosas. Com um pouco de paciência e com alguns materiais que tem em casa pode transformar os seus jeans velhos usando técnicas simples fazendo bom uso do DIY (Do It Yourself).

Aliás a criatividade é algo que esta na veia do brasileiro, entre pobres e ricos, entre analfabetos e doutores, seja na forma de como ganhar algum dinheiro extra ou de personalizar algo para si mesmo. No caso da moda e do mundo “fashion”, a criatividade sempre teve muita relevância. No caso do jeans, qualquer pessoa pode se aventurar a dar uma de estilista adicionando essa criatividade às produções de mais vanguarda.

Uma ideia simples para reaproveitar aquela calça velha e desbotada e estar na moda é fazer alguns rasgos na calça, de preferência cortes pequenos, retos e na horizontal, e customizar pintando algumas das partes do jeans, de preferência na região das pernas ou dos quadris (como nos bolsos). Essa segunda estratégia pode ser feita com pinceladas de tinta acrílica, no horizontal ou vertical, e utilizando entre uma ou duas cores, seja de sua preferência ou entre o amarelo, verde, vermelho, branco ou preto.

O que é muito importante antes da sua façanha é você vestir a calça e marcar os cortes com um lápis (use o auxilio de uma régua) e assim ter uma melhor ideia de onde fazer os cortes. Após os cortes você também pode escovar o local com escova de cerdas duras para poder se formar franjas. Antes de usar a calça é recomendável lavar uma ou duas vezes para dar melhor formato a área dos recortes.

Outra boa ideia é colar patches (adesivos de tecido) em seu jeans. Febre nos anos 80 e 90, os patches estão de volta e são uma ótima dica para customizar e deixar aquele jeans velho e abandonado. Você só precisa comprar o patche de sua preferência em qualquer loja de aviamento, escolher onde quer que ele fique, cobrir com um pano úmido e segurar um ferro de passar em cima. Pressione por 30 segundos, depois faça o mesmo, agora por 15 segundos, com a peça do avesso. Com o calor do ferro, ele vai fixar na roupa.

Facebook Comments

Share This