O planejamento eficaz da aposentadoria organiza a contagem de tempo para se aposentar, evita gastos e contratempos desnecessários e é capaz de fornecer uma melhor renda nos anos de descanso, seja aqui nos EUA ou no Brasil. Se você não tiver economizado o suficiente para se aposentar, confira algumas dicas para começar agora, se você está entre os 40 e 60 anos de idade.

Aos 40 anos

Comece a economizar para um fundo de emergência. Mas tenha como objetivo inicial fazer uma poupança de pelo menos US$ 1.000. Dessa forma, se algum imprevisto surgir, você não terá que mexer nas economias da aposentadoria ou pagar alguma taxa pela retirada antecipada desse dinheiro – como acontece com o 401K nos EUA.

Por falar nisso, a maioria dos americanos e residentes dos EUA sabem sobre o 401k, e você? Esse plano consiste, em linhas gerais, na aplicação do dinheiro que deveria ser retido na fonte para o imposto de renda. Por essa modalidade, o empregado tem o valor descontado não para o pagamento do imposto, mas dirigido para uma aplicação financeira, que não sofre nenhuma taxa até quando seja efetivamente retirado.

Então reforce sua contribuição ao 401K ao máximo se a empresa que você trabalha oferece esse benefício ou, no mínimo, planeje aumentar a sua contribuição em 1% a cada ano até chegar ao máximo do “match number” que o seu empregador pode contribuir. Apenas fazendo isso você pode adicionar centenas de milhares de dólares ao seu bolso quando estiver pronto para se aposentar.

Aos 50 anos

Aproveite ao máximo sua previdência social nos EUA verificando a cada mês se existem novos benefícios ou alguma novidade visitando o site do Social Security ou indo a um escritório do Social Security.  Verifique também se você está elegível para certos benefícios. Apenas como um exemplo: se você é uma mulher divorciada que não se casou novamente, talvez você tenha direito a um benefício do cônjuge e ou algum dinheiro extra de Tio Sam.

Outra boa estratégia durante essa fase é verificar as taxas de juros do seu cartão de crédito. Normalmente aqui na América, aos 50 anos, temos muitos cartões de crédito à mão para usar, mas também temos algumas economias. Verifique as taxas de juros! Se você não está pagando o valor total das faturas e pagando 18% de juros em algum cartão de crédito, você pode economizar muito dinheiro pagando essa dívida com a economia que tem guardada em sua conta de poupança. Quanto mais cedo você conseguir resolver pendências como esta, mais rápido poderá começar a investir em sua aposentadoria. O site do Bankrate tem uma calculadora grátis.

Aos 60 anos

A primeira coisa a considerar é trabalhar mais tempo se você for uma pessoa saudável e se sentir bem com a ideia. Se você der entrada no seu seguro social com a idade de 62 anos (quando já pode ter direito), por exemplo, seus ganhos serão reduzidos permanentemente em 32%. Por outro lado, se você puder esperar até os 70 anos, receberá 76% a mais.

O Home Equity (crédito adquirido pela valorização de um imóvel que ainda está sendo pago – hipoteca) pode está valendo algumas dezenas de milhares de dólares. Também pode considerar o que nos EUA se chama de “Reverse Mortgage” (para maiores de 62 anos). Tente também aprender mais sobre fundos de aposentadoria e novos investimentos como Roth IRA, IRA tradicional ou SEP IRA.