Por Sandra Domingos

É frustrante não ter disposição para fazer algumas coisas importantes no seu dia a dia, mesmo depois de uma noite inteira de sono. Cerca de 10 milhões de visitas a consultórios médicos a cada ano são atribuídas à fatiga e à falta de energia.

Para combater a fatiga e voltar a se sentir energizado existem, claro, algumas regras a serem seguidas, mas nada que não possamos fazer se adotarmos um pouco de consciência e determinação junto a um pouco de criatividade e imaginação. Não leve a vida tão serio, mas saiba adotar seriedade para seguir simples regras que irão te fazer se sentir melhor fisicamente e mentalmente. Descubra abaixo algumas regras fáceis de seguir – e que se implementadas podem fazer você voltar a ser aquela “fera” de antes.

#1 – Procure dormir regularmente, no mesmo horário, e no mínimo sete horas diárias. Se possível, até mesmo nos fins de semana. Eu garanto que usando apenas essa regra, você irá melhorar seus níveis de energia entre 10% a 20%. Se você não puder seguir à risca, procure sempre tirar um cochilo durante o dia. Um simples cochilinho de 30min pode melhorar a memória, aumentar a energia, e ainda diminuir o nível de estresse.

#2 – Aqui menciono uma regra básica e de suma importância. Corte os carboidratos processados e elimine ao máximo o açúcar em sua dieta. Adotando essa regra, você poderá perder peso e inclusive gordura na área da barriga. O simples fato de perder excesso de peso e gordura o deixará com mais disposição. Um ótimo suco para “enganar a fome, e ao mesmo tempo, te dar mais energia: 1 tomate + ½ pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão.

#3 – Beba pelo menos seis copos de 8oz de água por dia. Se você mora em uma cidade como Los Angeles (Califórnia) onde a umidade é muito baixa faz com que você não sinta muita sede, adote a regra de tomar um copo de água após o café da manhã, almoço e janta, e acrescente esses adicionais três copos de água nos intervalos das refeições e antes de ir dormir. Também estamos sempre sendo orientados a comer mais “verdes”, mas “beber” esses verdes pode ser uma escolha muito melhor e mais conveniente.

#4 – Tome pelo menos entre 3 e 6 minutos todos os dias para relaxar a mente. Feche os olhos e faça algumas respirações profundas (a partir de sua barriga) para tirar o estresse e ser grato pelo que você tem na vida. Essa pequena pausa pode fazer maravilhas e, acredite, vai ajudá-lo(a) a sair mais fortalecido.

#5 – Coma mais alimentos integrais e naturais. Eles nos ajudam a nos sentir ativos e motivados. Sementes e grãos integrais aumentam a sua diversidade de nutrientes, fornecem boa quantidade de proteína e fibras, e nos ajudam a prevenir a fatiga. Quinoa – que de vez em quando pode substituir o arroz integral, tem 8g de proteínas e 5,6 de fibra. Sementes como amêndoas e castanha do Pará são ótimas para comermos durante intervalos ou em “lanchinhos” rápidos – podem “enganar” a fome por umas duas horas e te fornecer nutrientes ricos em energia.

#6 – Evite tomar “energizantes” que se tornaram moda e que às vezes possuem produtos que não fazem tão bem à sua saúde! Uma boa opção, se quiser manter a cafeína de cima: Beba pequenas doses de cafeína natural, como é o caso de nossos “cafezinhos”. Vivi na América muitos anos e por lá o povo se acostumou a tomar café naqueles corpos enormes. Para os que moram nos EUA, recomendo o seguinte: quando comprar um desses cafés “gigantes”, tome apenas 1/3 do conteúdo e guarde o resto. Horas depois, em uma segunda dosagem de cafeína, simplesmente adicione gelo para um “ice coffee”. Pode tomar em uma ou duas vezes.

#7 – Dance e se movimente. Exercícios comprovadamente podem ser o afrodisíaco número um da terra e a melhor receita para se manter energizado no dia a dia. Mantendo-se ativo(a) você se sente mais jovem e mais produtivo(a). Dê preferência a exercícios pelas manhãs. Consistência aqui é o fator chave. Muito difícil para você? Caminhar a passos largos e dançar são ótimos exercícios aeróbicos.

prato3#8 – Quase todo mundo sabe dos benefícios do açaí, então, substitua uma refeição regular (de preferência o almoço) por açaí na tigela! O açaí é rico em antioxidantes e proteína, além de muito saboroso. Se possível adicione sempre bananas e/ou morangos e/ou blueberries e/ou granola.

#9 – Respire profundamente e bem. Vivemos em um mundo muito acelerado, e nós gastamos muito tempo debruçados sobre mesas e olhando para telas de computador. Tanto o estresse como a má postura apertam os músculos da parte superior do corpo tornando difícil o trabalho dos pulmões em se expandir. Com esse mundo moderno, terminamos por ser “más respiradores”, o que diminui a passagem de oxigênio e ocasionando fatiga física e mental.

#10 Escutar musica entretém a alma e rejuvenesce o espírito. Eu costumo escutar músicas que me fazem pular e me sentir energizada. Se tiver em um desses dias para baixo e sem estímulo, lembre-se de alguma música que regresse você no tempo e que te faz se sentir jovem. Que lembre você animada e pulando de felicidade. Mas não apenas pense. Coloque a música e solte a sua fera!

* Sandra Domingos é professora de ioga certificada e personal “life couch”. Ela viveu em Dallas (TX), Los Angeles e Santa Barbara county (CA); nos EUA, por mais de 20 anos. Jaáesteve na Índia e em mais 14 países da Ásia. Atualmente ela vive em Itacaré, Bahia – mystic-spiral@hotmail.com.

 

Facebook Comments

Share This