Usadas durante séculos por Maias e Astecas por seus inúmeros benefícios à saúde, essas pequenas sementes se tornaram uma sensação nos EUA há alguns anos com a proliferação de mercados naturais e com as pessoas cada dia mais preocupadas em adotar um estilo de vida mais saudável.

Não só os maias e astecas têm usado essas sementes em suas dietas por gerações, mas atualmente pessoas de várias idades ao redor do mundo estão desfrutando dos vários benefícios nutricionais das sementes de chia. Elas podem ajudar a reduzir certos desconfortos intestinais, prevenir problemas de saúde e até mesmo reduzir o risco de certas preocupações de saúde quando usadas corretamente.

Confira alguns dos valores nutricionais das sementes de chia:

1) Rica em ácidos graxos como Omega-3 e Omega-6, que são gorduras essenciais poli-insaturadas. Devido ao perfil lipídico presente na semente de chia, que é composta por cerca de 60% de ômega-3 ou 4915 mg, elas são uma das mais ricas fontes vegetais de ácidos graxos essenciais. São ainda uma grande fonte de ácido linolênico alfa, também conhecido como ALA. Os omega-3s em sementes de chia são importantes para ajudar a reduzir a inflamação das artérias e o colesterol alto, e pode aumentar consideravelmente a capacidades cognitiva e o desempenho do organismo.

2) Boa fonte de antioxidantes: sementes de chia ajudam a proteger o corpo contra radicais livres, o câncer e os efeitos negativos do envelhecimento. Devido ao volume de antioxidantes encontrados em sementes de chia, elas são incrivelmente duráveis ​​e têm uma longa vida útil. Pode durar até dois anos sem refrigeração – mas você provavelmente irá usá-las muito antes disso em várias receitas.

3) Fibras são essenciais para manter o intestino regulado, diminuir o colesterol, reduzir a inflamação e te manter satisfeito após uma refeição saudável, e sementes de Chia contém muita fibra! Em apenas 2 colheres de sementes há cerca de 10 gramas de fibra.

4) Muitos minerais em apenas duas colheres de sementes de chia: com essa quantidade você pode obter até 18% da quantidade diária de cálcio, 24% de magnésio, 35% de fósforo e 50% de manganês. Estes nutrientes são altamente importantes para ajudar o corpo a lutar contra a hipertensão, bem como manter um peso saudável. Eles também são imperativos para uma parte da síntese do DNA e metabolismo energético, garantindo que você tenha energia suficiente para passar seu dia.

Muitos benefícios extras, incluindo o auxílio à perda de peso

Além do valor nutricional das sementes de chia, elas também tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a regulação do açúcar no sangue, o fato de serem facilmente digeríveis e te darem a sensação de estar satisfeito, evitando a fome em pouco tempo após as refeições. Se as sementes forem incluídas em uma dieta rica em proteínas, podem facilmente ajudar a perder peso.

Facebook Comments

Share This