Por Diana Taylor e Ione Gaberz

Happy couple embracing and laughing on the beachRelações amorosas são muito importantes em nossas vidas e abaixo seguem algumas sugestões para um bom relacionamento baseado em cumplicidade, carinho e respeito:

1. Dar prazer e alegria um ao outro

Casais felizes tem como objetivo dar prazer e alegria um ao outro ao invés de dor e sofrimento. Para isto, esteja sempre consciente de suas ações e pergunte a si mesmo se o que você está pensando em dizer ou fazer vai causar dor ou prazer ao outro. Faça (cada um) uma lista das coisas que o outro faz que causem prazer e uma das coisas que causam dor. Troquem as listas e assim saberão ao certo o que fazer e o que não!

2. Criar rituais românticos e de amizade que satisfaçam ambos

Rituais são hábitos que constroem e fortalecem relacionamentos. Como andam seus rituais? Aqui vão algumas ideias: mande mensagens no celular dizendo algo positivo, telefone diariamente (especialmente os maridos!), nos aniversários de casamento planejem algo especial que os dois gostem de fazer ao invés de sair correndo na última hora para comprar flores, a cada noite diga duas palavras de carinho, jantem juntos com freqüência a luz de vela, e não esqueça de sair para namorar pelo menos uma vez por semana.

3. Criar uma sensação de segurança para discussão de problemas com honestidade e abertura

Relacionamentos abusivos são aqueles nos quais temos medo de expressar nossos sentimentos e opiniões. Casais felizes criam uma atmosfera de segurança que faz com que se sintam confortáveis expressando seus sentimentos. Ao invés de acusar ou culpar, diga, quando isso acontecer, “Eu me sinto quando isto se passa”. A sensação de segurança é fundamental para que o casal possa discutir e negociar suas insatisfações com relação ao relacionamento.

4. Usar boa comunicação para a solução de problemas

Uma boa comunicação é quando ambos sintam que foram “ouvidos” totalmente antes de ir para a fase de achar a solução para o problema. A pessoa que tem a vez de falar deve segurar um objeto que simboliza que a vez de falar será dela. A pessoa que está ouvindo só poderá falar para repetir ou explicar com suas palavras o que o outro falou. Este tipo de comunicação garante que cada pessoa terá a oportunidade de falar tudo o que necessita sem interrupção ou ataque. Somente após cada um ter sido totalmente “ouvido”, prossegue-se para a fase da solução do problema.

5. Sempre que possível tentar estar em contato um com o outro

Casais felizes procuram maneiras e oportunidades para estarem em contato físico e emocional. Tentar estar sempre em contato quando possível significa fazer do outro sua prioridade numero um. Quando passar pelo outro de um beijinho ou sussurre algo doce em seu ouvido! Vão passear juntos, tomar um cafezinho, fazer um curso, ou ouvir música juntos. Estar em contato e fazer do outro uma prioridade em sua vida ajuda no desenvolvimento de intimidade no relacionamento e a faz cada pessoa sentir-se importante.

6. Ter em suas vidas um significado maior que seja compartilhado pelos dois

Seres humanos precisam ter um sentido, um significado em suas vidas assim como precisam de água. Casais felizes enriquecem seu relacionamento compartilhando experiências significativas um com o outro, compartilhando uma filosofia de vida, tendo um propósito de vida em comum. Quando casais compartilham experiências que tem significado verdadeiro eles se conectam em um nível bem mais profundo.

Estes seis hábitos quando praticados com consistência e verdadeira intenção formarão a estrutura de um relacionamento mais profundo e realização plena para ambos (The Jewish Journal Aug/2006, Heller, D.MFT). Se você ainda esta solteiro(a) procure um relacionamento com boa comunicação, valores em comum, com um relacionamento físico satisfatório e que lhe proporcione uma boa qualidade de vida emocional no seu dia a dia.

* As autoras Diana Taylor Ph.D. e Ione Gaberz M.A., são psicoterapeutas brasileiras e vivem em Los Angeles na Califórnia. 

Facebook Comments

Share This