Por  Paula Coutinho e Pat Wright

Balboa Park

Balboa Park

A melhor época do ano para passeios e atividades ao ar livre na Califórnia, sem dúvida alguma, é durante a temporada de verão, pois traz dias mais longos e azuis, perfeitos para se aproveitar as férias. Aqui, mais especificamente, vamos focar em San Diego e Orange County. Para você que não sabe o que fazer e que não quer gastar muito, abaixo segue algumas dicas de lugares imperdíveis, partindo do Sul para o Norte.

Durante quase todo o verão, nas noites de domingo em Ilha de Coronado, as séries de concertos de músicas – Coronado’s Summer Concert Series, no Spreckels Park, são apresentadas grátis. O  Hotel del Coronado, ponto turístico muito interessante de se conhecer, é patrimônio nacional americano e californiano. Aqui se hospedam presidentes, reis e aristocratas. O luxuoso hotel tem arquitetura vitoriana e fica do outro lado da Baía de San Diego.

Em Seaport Village, um complexo de 14 acres ao ar livre com 54 lojinhas e 17 restaurantes, você pode caminhar por jardins com lagos cheios de patinhos, pontes e uma vista espetacular da marina do porto de San Diego.  Ainda em downtown SD, o Balboa Park é sempre uma boa opção em uma área de 1.200 acres de vegetação natural, jardins para picnics e trilhas para caminhadas. Às terças-feiras e domingos, às 11hs, você pode fazer passeios grátis guiados por um ranger.  Durante o verão, há o International Cottages’ Lawn Programs, que é celebrado todo domingo com comidas étnicas, músicas e danças. Toda primeira 4ª feira do mês, você pode observar a lua,  os planetas e as estrelas no céu através dos telescópios do Reuben H. Fleet Center.

Em Old Town considerada a primeira “downtown” de San Diego, você encontra seis quadras de história Mexicana em restaurantes típicos, comércio, museus e construções adobe restauradas e preservadas. Cores vibrantes, música e claro, excelentes margaritas! Já em Mission Bay  ao longo da baía, você tem mais de 20 milhas pavimentadas para fazer caminhadas, andar de bicicleta, patins ou skate. Não esquecendo os inúmeros lugares onde se você pode fazer churrascos e se divertir com a família e amigos.

La Jolla Cove

La Jolla Cove

Seguindo pelo litoral e depois de Pacific Beach, La Jolla é imperdível! Caminhar pela orla em La Jolla Cove, fazer picnic no gramado, apreciar voos e mergulhos de pelicanos, e focas em seu ambiente natural, podem ser momentos de muita curtição. Se gostar de praticar scuba diving ou snorkeling e de ver pequenas criaturas do mar nas águas cristalinas, não se decepcionará. Não deixe também de passear pelas lojas e restaurantes e de assistir o pôr do sol do alto do Gliderport – “Revitalizante”. Outra boa pedida são as trilhas da Reserva de Torrey Pines. Nível moderado, com bela vista do oceano Pacífico!

Algumas milhas mais ao norte, na pequena e encantadora Encinitas, o Meditation Garden é o lugar perfeito para quem procura paz e quietude. São jardins cheios de flores, plantas e árvores de espécies variadas. Ao longo das escadas das pequenas trilhas há bancos em cantinhos retirados, envoltos por folhagens, onde se pode meditar, rezar ou ouvir o silêncio da natureza ao seu redor. Além de dois laguinhos e uma cachoeirinha com áreas para se descansar ou observar peixes e carpas coloridas. Quando se chega ao topo, a vista é o oceano, intermitente e majestoso.

Mais algumas milhas pelo litoral e encontramos na cidade de Oceanside o Oceanside Harbor, onde as águas são calmas, perfeitas para stand-up boards e kayaks, que você pode alugar. Às terças-feiras, visitas ao Califórnia Surf Museum são grátis! O museu expõe uma coleção permanente de pranchas históricas,  incluindo fotografias e vídeos. O Oceanside Municipal Píer é o mais longo píer de madeira na costa oeste dos EUA, perfeito para pescar, caminhar e observar todo o movimento da praia abaixo.

Meditation Garden

Meditation Garden

Já em Orange County, metade do caminho entre San Diego e L.A, mais precisamente em Costa Mesa, uma boa pedida é uma visita ao South Coast Plaza. Um shopping reconhecido internacionalmente – Para quem gosta de fazer “comprinhas” e bater pernas por suas boutiques extraordinárias e restaurantes premiados, a parada vale a pena. Em San Juan Capistrano, o Zoomars Petting Zoo oferece uma magnífica experiência para quem tem crianças, pois os mesmos podem passar a mão em bichinhos como coelhos, porquinhos-da-índia, cabritinhos, pôneis, lhamas, pássaro, etc. Em Laguna Beach, o Sawdust Art Festival apresenta artistas locais expondo seus trabalhos de arte e música.  O festival é grátis e geralmente entre o fim de junho e começo de setembro.

Lembro que durante quase todo o verão, muitas cidades pequenas entre San Diego e Santa Barbara organizam festivais de arte e cultura em semanas variadas. Fiquem de olho! A costa sul da Califórnia é um paraíso ensolarado, personificado por praias magníficas e cidades vibrantes. Saiba aproveitar o famoso estilo de vida descontraído californiano!

* Pat Wright e Paula Coutinho possuem o blog Patflor – www.patflor.com, no qual mãe e filha postam seus “escapes” pela Califórnia, assim como notícias sobre moda.

** Na sessão “Living in USA” (Vida nos EUA), aqui no website da Soul Brasil, você pode encontrar vários artigos sobre  estilo de vida nos EUA, destinos e lugares imperdíveis.

 

Share This