O Google revelou quais os tópicos mais buscados em sua plataforma durante 2017. A aguardada retrospectiva da empresa trouxe os principais interesses de usuários dos EUA, do Brasil e do mundo ao longo dos últimos 12 meses e dá uma boa ideia sobre acontecimentos que marcaram o ano.

Dos furacões Irma e Harvey até o recente tiroteio ocorrido em Las Vegas, o ano tem sofrido com tragédias. Mas 2017 também nos trouxe o eclipse solar e o surgimento de um brinquedo que cativou a nação norte-americana.

Confira a lista com as 10 principais buscas de 2017 nos Estados Unidos:

10 – Fidget Spinner

Fidget spinners são são pequenos gadgets tipicamente feitos com rolamentos de metal e esferas que você pode girar entre seus dedos. Os brinquedos se tornaram um enorme sucesso nos EUA. Durante a noite, os spinners se tornaram sinônimo de vida adolescente em todo o país. Custando um valor baixo e achados facilmente, os brinquedos foram originalmente feitos a ajudar a aliviar os sintomas de TDAH e ansiedade. Mas os spinners rapidamente ganharam popularidade e se tornaram o melhor e mais comentado brinquedo nas mídias sociais.

9 – Aaron Hernandez

Aaron Hernandez estava passando por uma sentença perpétua pelo assassinato do jogador de futebol semi-profissional Odin Lloyd em 2013, quando cometeu suicídio em sua cela em abril deste ano.
Em setembro, seu advogado anunciou que o cérebro de Hernandez estava sofrendo de um estágio avançado de encefalopatia traumática crônica (CTE), doença cerebral que foi associada a concussões.

8 – Hurricane Harvey

O furacão Harvey chegou em Houston, Texas, em 25 de agosto de 2017. A tempestade atingiu a terra como um furacão de categoria 4 com ventos de até 130 mph. Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas de suas casas e a tempestade se tornou um dos desastres mais caros da história dos EUA, causando mais de US $ 1 bilhão de dólares de danos.

7 – Solar Eclipse

Em agosto, pessoas de várias partes dos EUA tiveram a chance de ver o eclipse solar total, no qual a lua cruza entre a Terra e o sol e bloqueia temporariamente o sol. Era a primeira vez em 99 anos que um eclipse solar atravessava o país de costa a costa.

6 – Mayweather vs McGregor Fight

Em agosto, Floyd Mayweather e Conor McGregor se enfrentaram na luta mais esperada do ano. Mayweather derrotou McGregor e estendeu seu histórico de carreira perfeito para 50-0. Após a luta, Mayweather anunciou que seria a última vez no ringue de boxe.

5 – Las Vegas shooting

No dia 1 de outubro, um homem armado abriu fogo em um festival de música country em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo mais de 500. Foi o tiroteio em massa mais mortal na história pós-moderna dos Estados Unidos.

4 – Super Bowl

O New England Patriots se tornaram campeões do Super Bowl mais uma vez em 2017, batendo o Atlanta Falcons, 34-28, nas horas extras e dando a Bill Belichick e Tom Brady seu quinto campeonato. Os Patriots seguiram por 25 pontos no segundo tempo e continuaram a superar o maior retorno na história do Super Bowl.

3 – Tom Petty

No início de outubro, a lenda do rock Tom Petty morreu aos 66 anos depois de sofrer uma parada cardíaca em sua casa em Malibu, Califórnia. Ele foi levado ao Centro Médico da UCLA, mas os médicos não conseguiram revivê-lo. O cantor tinha acabado de fazer uma longa turnê no final de setembro.

2 – Matt Lauer

Em novembro, o jornalista Matt Lauer foi demitido da NBC após acusação de “comportamento sexual inadequado”. O presidente da NBC News, Andy Lack, emitiu uma declaração dizendo que “recebeu uma queixa detalhada de um colega sobre o comportamento sexual inadequado no local de trabalho por Matt Lauer” e que a rede tinha motivos para acreditar que não era um incidente isolado. Desde então, surgiram mais relatos de comportamento inadequado em relação a seus colegas.

1 – Huricane Irma

O furacão Irma chegou no início de setembro e destruiu o Caribe e afetou a Flórida. Irma teve uma velocidade máxima de vento sustentado de 185 mph, tornando-se uma das tempestades atlânticas mais fortes já registradas. A tempestade levou à morte de pelo menos 84 pessoas em sua trajetória pelo Caribe e nos Estados Unidos.

Já no Brasil, o termo mais buscado do ano foi “Big Brother Brasil”, com “Tabela do Brasileirão” e “Enem” fechando o pódio. Confira agora as 10 principais buscas feitas no país em 2017.

1. Big Brother Brasil
2. Tabela do Brasileirão
3. Enem
4. Marcelo Rezende
5. O Chamado
6. FGTS
7. Sisu
8. Furacão Irma
9. Despacito
10. A Fazenda