No primeiro fim de semana de julho, logo em seguida ao feriado de “4th July”, a Califórnia ou, mais particularmente, o sul do estado, sofreu com uma onda intensa de calor que bateu recordes. Na sexta-feira, 6 de julho, os termômetros marcaram 114F em Burbank e 112F em Reseda (região do Vale em L.A), 106F em Hollywood (região central de L.A), 102F em Santa Mônica (região de praia). Esses números são recordes, e o extremo calor junto á baixa umidade foram fatores que fizeram as bandeiras vermelhas serem “levantadas”, e os alertas continuaram até o domingo, dia 8 de Julho.

As altas temperaturas chegaram também ao norte (Santa Bárbara), Sul ((San Diego) e leste de Los Angeles (São Bernardino) e desencadeou uma série de incêndios que destruíram várias estruturas e forçaram as pessoas a sair de suas casas a pedidos das autoridades. O governador Jerry Brown declarou, ainda no dia 6 de julho, estado de emergência para o condado de San Diego por causa dos efeitos do chamado ‘West Fire’. Em vídeos publicados nas redes sociais pelos residentes é possível ver as chamas do fogo ‘West Fire’ queimando perto dos carros que estavam ao longo da estrada.

Incêndios que mereceram atenção especial,  e que começaram também nesse fim de semana de intenso calor, ocorreram em Sao Bernardino  – Box Fire, e na cidade de Goleta, próximo a Santa Bárbara. No norte da Califórnia, outros incêndios florestais mereceram atenção dos bombeiros e autoridades como o perigoso ‘Klamathon Fire’  –  cuja intensidade provocaram a morte de uma pessoa que, aparentemente, ficou presa nas chamas. Seus restos mortais foram descobertos no domingo (8), sendo, assim, a primeira vítima desta nova temporada de incêndios.

Mais de 30.000 residências no Sul da Califórnia ficaram eletricidade durante o fim de semana de 6 a 8 de julho devido à onda de calor e ao consequente uso extremo e simultâneo de energia como, por exemplo, do ar condicionado nas residências. Os trabalhadores da Companhia de Água e Eletricidade tiveram que trabalhar turnos extras para restaurar o serviço até o fim do domingo (8). Para recuperar a energia com a maior rapidez e segurança possível foi solicitada ajuda de profissionais  de departamentos de outras cidades assim como de empresas privadas no apoio a restauração da eletricidade.