Estudantes de todos os lugares do mundo se deparam com uma questão parecida quando o assunto é aprender novos idiomas: o que fazer para alcançar a fluência? Muito mais que a eficácia no aprendizado, eles buscam rapidez e eficiência em dominar uma nova língua e não acham cursos, aplicativos ou ferramentas eficazes para que isso aconteça. Se você é um desses, temos uma boa notícia: dominar um novo idioma pode ser, sim, uma tarefa fácil! Confira e anote essas dicas que seu sucesso na fluência vai se concretizar:

Vivencie a língua

Esqueça o método de aprender novos idiomas organizando o vocabulário em uma lista com as respectivas traduções, pois este jeito de aprender é pouco eficiente, apesar de ainda muita utilizada. O mais aconselhável é introduzir de fato o novo idioma em sua vida.

Você pode, por exemplo, começar trocando a reconfiguração de seu aparelho celular ou computador para a língua que estiver estudando. Ou ainda, escolher mídias com conteúdo estrangeiro – sejam elas filmes, vídeos ou programas de TV – com legenda no idioma de origem. Através de uma pesquisa rápida no buscador você poderá também encontrar diversos jornais, blogs e revistas de outros países. Outro método que ajuda é ler textos em voz alta e debater sobre o assunto com outros estudantes.

Fale com nativos

Nada melhor do que conversar com um nativo para pôr seus conhecimentos em prática e aperfeiçoar suas habilidades em tempo real. Se puder fazer uma viagem e conhecer a cultura local, não pense duas vezes. A experiência obriga o estudante a usar o idioma para comunicar-se e isso servirá de motivação para estudos futuros. Caso não possa se ausentar, use a tecnologia a seu favor. Isso mesmo, através de plataformas eletrônicas de estudos de idiomas ou comunidades em redes sociais, você tem a chance de fazer novos amigos e, com um pouco de sorte, um deles pode ser nativo.

Você também pode se aproximar do idioma marcando encontros na cidade com aqueles que moram por perto ou formando grupos no Skype ou WhatsApp para manter o contato constante com a língua. Outra boa alternativa são os clubes e associações dos países

Compare as línguas

Diante das relações interculturais, é muito comum observar que o significado de muitas palavras de um outro idioma se deixa descobrir facilmente por analogia a sua própria língua. Como é o caso da palavra portuguesa “informação”, que será escrita e falada de forma muito semelhante em outros idiomas, como por exemplo: información, information, informatie, etc. Você percebe que muitas vezes muita coisa parece ser a mesma coisa e isso reforça ainda mais a memorização do novo vocábulo.

Imite os sons

A imitação dos sons é a técnica mais eficiente para aumentar sua confiança, auxiliar na compreensão das palavras e aperfeiçoar sua pronúncia no novo idioma. Ouça de forma atenta e tente repetir exatamente o que seu interlocutor diz, como se fosse um jogo de imitação. Permitir-se errar, mas dedicar-se sempre à melhora, é a chave do sucesso.