Por Lindenberg Júnior

Vista do "Iceplant", em Monterrey, Califórnia

Vista do “Iceplant”, em Monterrey, Califórnia

Eu moro há mais de vinte anos nos Estados Unidos e já visitei vários estados, dentre eles os considerados mais interessantes ou mais atrativos, como Nova York, Pensilvânia, Fólrida, Havaí, Nevada e Arizona. E quando falo em ter visitado vários estados é porque eu peguei a estrada de carro, parei em vários lugares e conheci pelo menos duas ou três cidades desse respectivo estado. E como bom viajante e conhecedor da cultura e do que há de bom na terra do Tio Sam, eu bato o martelo e me atrevo a dizer: a Califórnia é o estado mais bonito de todos. Vou além disso e me arrisco ao afirmar que o estado dourado americano é um dos lugares mais bonitos do mundo.

A Califórnia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, o mais populoso e também o líder na produção de produtos agropecuários. Após o contato com os europeus, os espanhóis foram o primeiro povo a explorar e colonizar a área onde atualmente fica o estado da Califórnia e, após a independência mexicana, tornou-se parte do México. Os norte-americanos anexaram esse estado na década de 1850 em uma guerra com o México.

No estado se encontra duas das dez cidades mais populosas dos “states”, que são Los Angeles e San Diego; a cidade mais cara para se viver que é São Francisco (sim, não pense que é Nova York, e é caro porque rola grana e a cidade é de vanguarda); o museu mais interessante e encantador pela sua maravilhosa arquitetura, que é o Getty Center; as três regiões (top 3) onde se fabrica o melhor vinho, que é Napa, Sonoma e Mendocino; a viagem de carro mais empolgante ou “chocante”, que é pela PCH 1 de Monterrey até San Luis Opisbo, passando por Big Sur; o melhor e mais famoso zoológico, que é o San Diego Zoo e, claro, é onde se encontra o letreiro mais famoso do mundo, que é o de Hollywood, e a ponte mais charmosa e famosa do mundo, a Golden Gate.

Half Dome no Yosemite Park

Half Dome no Yosemite Park

A beleza natural do estado é indiscutível e sim, são inúmeros os atrativos, como por exemplo, o Sequoia National Park, o Yosemite National Park e o Joshua Tree, que para a galera mais holística, uma região imperdível de se visitar. Praia? Sim, tem muitas, afinal a costa da Califórnia toma parte de quase toda costa oeste americana, e são inúmeras opções. Aqui uma dica que muitos poucos brasileiros sabem: ter a chance de acampar em frente a uma praia paradisíaca, com bom surf, poucas pessoas, excelente infraestrutura e quase grátis – sim, porque você tem que pagar (menos de US$10) para estacionar o carro. Estou falando do Jalama County Park, que pertence ao condado de Santa Barbara. Aqui 90% dos visitantes são “locals”. Mas para ter o espaço para colocar sua barraca, é necessário reservar o espaço com bastante antecedência – Google it!

O estado da Califórnia é bonito demais! Se você estiver planejando uma visita aos Estados Unidos, esse é um estado que você teria que ter em sua agenda, seja se você estiver sozinho, com o namorado(a) ou amigo(a), ou com toda a família. Além de ser muito bonito e de te proporcionar belas paisagens, o estado oferece várias alternativas para todo tipo de perfil e gosto. Cultura, glamour, natureza, surf, esqui e vários parques temáticos como a famosa Disneyland em Anaheim, o Seaworld e o Legoland em San Diego, o Universal Studios em Los Angeles e a Magic Mountain em Valencia. Por isso e mais, a Califórnia é demais!

 

 

Share This