curriculumO desemprego tem aumentado no Brasil e deixado milhões de pessoas aflitas com o futuro. Com a economia do país em sua mais profunda recessão em 25 anos, o mercado profissional  registrou um aumento considerável no número de pessoas desempregadas. De acordo com dados recentes divulgados pelo IBGE, em 2015, a taxa de desemprego do Brasil subiu para 8,5%, sendo essa a maior já medida pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Em 2014, a média anual de desemprego ficou em 6,8%, um aumento considerável de quase 2% em apenas um ano.

Porém com a chegada dos Jogos Olímpicos no Brasil este ano, este número pode reduzir ao menos temporariamente. Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para o Ministério dos Esportes, ainda na fase de candidatura da cidade do Rio de Janeiro, apontou que os jogos no Brasil poderiam gerar cerca de 120 mil empregos.

As opções de emprego são diretamente no Comitê Organizador dos Jogos (cerca de 10%) das vagas e para as empresas fornecedoras do evento. Para quem vai trabalhar com o comitê, os salários variam entre RS 1,5 mil e R$ 6 mil. Já o outro grupo, terá seus vencimentos determinado pela empresa contratada. A primeira fase do processo será feita online, por meio do portal da ManpowerGroup Brasil (talentosmanpowergroup.com.br), empresa responsável pela seleção dos candidatos. No local será necessário criar uma conta e inscrever o currículo. Outra opção é se conectar através da rede social LinkedIn. Já a segunda fase da seleção será feita através de entrevistas pessoais. Os candidatos têm que ser maiores de 18 anos e podem se inscrever em mais de uma vaga.

“Esse é um ótimo momento para o trabalhador buscar algumas oportunidades temporárias. É possível que o número de vagas ofertadas possa diminuir consideravelmente por conta da crise que o país enfrenta, mas é certo que essa é uma das melhores fases do ano para iniciar a busca”, analisa Sulivan França, especialista em comportamento humano e presidente da SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching.

O especialista acredita que muitas vagas preenchidas temporariamente possam se tornar efetivas. Tudo isso depende apenas do desempenho do contratado e da maneira que agiu no cargo durante esse período. “Em qualquer lugar que se entre é essencial que o faça da melhor maneira possível. Foco, esforço e dedicação são três características essenciais para a vinda de resultados. Por isso, se for iniciar algo, o que quer que seja, o faça da melhor maneira possível. Dessa forma será possível se destacar e abrir caminho para a conquista de uma vaga permanente”, diz.

Facebook Comments

Share This