A brasileira Isadora Williams encerrou sua participação em PyeongChang 2018 em 24º lugar na prova individual feminina e fez história. Apesar de ter alcançado o último lugar no pódio, a atleta de 22 anos de idade realizou o feito de ser a primeira e única atleta da América Latina a competir na patinação artística em Jogos Olímpicos de Inverno. Esta foi também a primeira vez que uma patinadora do continente se classificou para o Programa Longo do evento, depois de ter alcançado a 17ª colocação com uma brilhante apresentação do Programa Curto.

Mas o sonho brasileiro de conquistar a primeira medalha da história em uma Olimpíada de Inverno acabou na madrugada desta sexta feira (23). Durante a disputa do Programa Longo, Isadora não conseguiu manter o nível sua apresentação anterior, quando encantou o público presente na Gangneung Ice Arena e passou para a final da competição entre as 17 melhores atletas do mundo. Aparentando nervosismo, a patinadora não fez a apresentação limpa que planejou e alcançou 88,44 pontos, chegando aos 144,18 no total, após a soma com o Programa Curto (55,74).

Nascida nos Estados Unidos, filha de mãe brasileira e pai americano, Isadora representa o Brasil em torneios internacionais desde 2010. Desde Sochi 2014 se esforça para falar fluentemente o português. Por vezes as palavras escapam, mas ela não esqueceu as suas origens. A atleta treina em solo americano, mas tem grande admiração pelo Brasil, na fase anterior se aqueceu ao som de “Vai Malandra”, hit da cantora Anitta. Desde os cinco anos, quando começou a patinar em Marietta, na Geórgia, sonhava em disputar uma Olimpíada.

Desde 2017 foi morar longe dos pais para estudar Nutrição e administração com ênfase no esporte, na Montclair University, em Nova Jersey. Lá, a atleta estuda e treina 21 horas por semana com muito esforço. Sem os recursos de estrelas de renome como Medvedeva e Zagitova, fez uma vaquinha virtual para ajudar a pagar seus técnicos e assim aprender novos saltos. Também dá aulas de patinação para cobrir custos de treino.

Facebook Comments

Share This