Por Lindenberg Junior


O primitivo churrasco acabou sendo importante no conceito do que hoje chamamos comunidade. Desde aqueles tempos, o churrasco atravessou fronteiras e ganhou o mundo. 
BBQ (barbecue) para os norte-americanos, Parrillada para argentinos ou Brasato para italianos, a verdade é que logo após a descoberta do fogo, o homem aprendeu a assar as carnes tornando-as dessa forma mais saborosas, macias e de fácil digestão.

Mas a carne assada na brasa também trouxe aspectos culturais de sociabilização: pois era em torno da fogueira que os primeiros seres humanos se reuniam para compartilhar este saboroso alimento. Dessa forma, o primitivo churrasco acabou sendo importante no conceito do que hoje chamamos comunidade.

Desde aqueles tempos, onde não existia a cerveja como parte integrante de uma boa churrascada (pelo menos, para nós brasileiros), o churrasco atravessou fronteiras e ganhou o mundo. Salientando que algumas culturas são mais criativas e algumas regiões mais ricas em ingredientes, hoje é fonte de prazer gastronômico nas mais diversas culturas, sejam elas ocidentais ou orientais.

Para o brasileiro, o sal grosso é o tempero mais usado. Normalmente é salpicado na carne, deixando-se por 15 minutos, depois retira-se o excesso para em seguida ser colocada na churrasqueira. Há quem prefira essa receita básica, mas podemos acrescentar ervas e azeites especiais, dando um toque pessoal para a churrascada. No caso de carnes com maior teor de gordura, podemos colocar para marinar em vinho com ervas, cebola, alho e especiarias.

Cordeiro, por exemplo, combina muito bem com alho, alecrim e vinho branco. Já a carne suína combina com sabores levemente adocicados. Pescados em geral casam muito bem com limão, azeite-de-oliva, vinho branco e salsinha. Já o frango combina com quase tudo. Uma dica para o frango ficar bem crocante, macio e suculento é colocá-lo de molho em salmoura preparada na proporção de uma colher de sopa de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e o deixe repousando de 6 a 8 horas, depois escorra e coloque-o na brasa. Confira um molho – mais conhecido como vinagrete – que serve deliciosamente com o churrasco no Brasil.

Salsa Campanha

Ingredientes (para 6/8 pessoas):

– 2 tomates
– 1 cebola média
– 1 molho de coentro
– 1 molho de cebolinha
– 50 ml de azeite-de-oliva
– 25 ml do suco do limão
– 75 ml de vinagre branco
– Pimenta-do-Reino e Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o tomate e a cebola em cubos e pique o coentro e a cebolinha. Adicione o azeite, o limão e o vinagre e tempere a gosto com o sal e pimenta do reino. Dica: o molho de campanha é melhor feito no mesmo dia do churrasco e é o preferido dos brasileiros.

Facebook Comments

Share This