Paulo Vieira

Paulo Vieira

Você sabe o que diferencia um profissional que consegue uma promoção dentro da empresa em que trabalha? O especialista, PhD e fundador da Febracis (Cursos de Coaching e Formação em Coaching),  Paulo Vieira, comenta que o trabalho concluído com diligência é sinal de destaque dentro da empresa, e quem é visto como um profissional produtivo possui maiores chances de ser promovido.

Os profissionais que estão se destacando entre os demais não são tão diferentes de você ou do seu colega de trabalho, mas o que os marca é o fato de partir para ação, de serem eficientes nas resoluções dos problemas ao invés de ficar somente na parte teórica. Eles observam a situação e vão à prática para buscar o melhor resultado.

Existem muitos profissionais que perguntam para o Paulo Vieira o que precisam fazer para que aconteça a promoção? Normalmente a resposta de sempre que é dita é que ‘se eles cumprirem seus prazos e entregarem um trabalho bem feito, serão premiados com aumento salarial’, mas Paulo conta que não funciona dessa forma, pois eles serão iguais aos outros e não iram se destacar. Para ser enxergado como o melhor, este profissional tem que ir em busca de resultados produtivos além das tarefas designadas, ou seja, ir além do esperado.

O fundador da Febracis conta a história de um funcionário de 15 anos de empresa que estava indignado, pois um funcionário com menos tempo na madeireira onde ele trabalhava foi promovido. Curioso e chateado, o funcionário foi perguntar para o chefe o porquê de ele não ter sido promovido, mas sim o colaborador mais novo. O chefe, para mostrar a diferença entre eles, pediu para que o funcionário de 15 anos de empresa verificasse a situação dos roubos de madeira que estava acontecendo.

Sem entender, o colaborador foi verificar, voltou e disse para o superior que realmente estava acontecendo os roubos de madeira. O chefe agradeceu e pediu para o funcionário que havia sido promovido fazer a mesma tarefa. O colaborador fez o que havia sido pedido, chegou até o chefe e comentou que estava acontecendo os roubos, mas ele já havia resolvido. Descoberto onde estava às madeiras roubadas e também já havia solicitado a polícia. O funcionário mais antigo silenciou e percebeu a diferença entre eles.

Quem deseja aparecer mais, ser destaque, tem que trazer o inesperado para o seu dia a dia. Levar soluções para melhorar o seu trabalho e a sua empresa. A diferença entre um profissional bom e excelente está na capacidade de surpreender e na disposição de ir além.

Paulo Vieira atua na área de coaching desde 1998 e é um dos mais conceituados coaches do Brasil com mais de 10.000 mil horas em sessões individuais de coaching.

Facebook Comments

Share This