Quem nunca recebeu uma multa de estacionamento em Los Angeles? E quem nunca se frustrou por algum motivo após receber essa multa? Eu tenho quase certeza de que algumas dessas pessoas se sentem tão irritadas desde o momento do recebimento até os 30 dias que se seguem para cumprir o pagamento que se esquecem de pagar e, como consequência, veem a multa chegar a valer mais que o dobro do valor inicial.

Contestar uma multa injusta pode te levar a um aumento dela, horas de apelações, ter o registro do seu carro cancelado e até a uma ameaça de ter seu reembolso do imposto de renda retido. O sistema de multas de Los Angeles parece que foi feito para você pagar sem questionar.

Los Angeles tem dispensado mais de 2,6 milhões de multas de estacionamento todos os anos, enquanto o retorno econômico por elas tem crescido. Em 2007, 50% das multas foram retiradas, após terem sido contestadas, durante as revisões iniciais pela banca de violações de estacionamento da cidade. Em 2012, menos de 34% dos motoristas que lutaram contra a multa conseguiram que ela fosse cancelada.

Em 2007, L.A. coletou um total de 125 milhões de dólares em multas; em 2013, mais de 157 milhões de dólares, a terceira maior quantia do país, atrás de Nova York e Chicago, de acordo com ticketzen.com. É frustrante quando contestamos uma multa acompanhada de carta e fotografias mostrando que estamos legalmente estacionados e, então, algumas semanas depois recebemos uma resposta da banca de violações de estacionamento de Los Angeles dizendo “uma revisão inicial descobriu que a citação é válida”.

Em uma investigação feita pelo NBC News, o porta-voz da LADOT, Jonathan Hui, revelou que evidências como fotos, vídeos ou recibos de cartões de créditos que possam provar que a multa foi injusta não são examinadas quando o cidadão incialmente contesta a multa com a banca de violações de estacionamento de Los Angeles. “Não é uma análise exaustiva”, disse Jonathan ao repórter da NBC.

Mas Robert Andalon, que comanda a banca de violações de estacionamento de Los Angeles no departamento do transporte de Los Angeles (LADOT), insistiu afirmando o contrário, que os agentes “leem as correspondências, veem as fotos e os vídeos, tudo que é submetido é, de fato, analisado para determinar se a multa é válida”.

Em resumo, a investigação da NBC conclui que a banca de violações de estacionamento de Los Angeles não está fazendo seu trabalho corretamente por algum motivo. Ao mesmo tempo, é terrível ver o quanto as multas cresceram em proporções injustas. Uma multa de 63 dólares pode crescer para até 175 dólares se você perder o prazo de pagamento. Na investigação da NBC um morador disse, “para mim, essa é uma forma de extorsão. Eles conseguem te colocar em uma posição em que deve pagar a multa, querendo ou não, concorde ou não”.

Para requerer o estorno de uma multa, o único jeito de resolver é marcando uma audiência administrativa. “É extremamente difícil lutar contra essas coisas”, disse outro cidadão de Los Angeles que já passou pela situação frustrante. Os oficiais das violações de estacionamento de Los Angeles apoiam seu sistema de multas. Quando a NBC perguntou a Robert Angeles: “Você entende porque os cidadãos sentem que o sistema é manipulado para funcionar contra eles?” ele respondeu: “Não muito, na verdade”.

Cheque abaixo algumas dicas para evitar multas de estacionamento:

  1. Se o medidor estiver quebrado, escreva uma nota e deixe aonde o oficial possa vê-la.
  2. Olhe em volta à procura de alguma estação de pagamento. Às vezes o local em que você parou não possui um medidor.
  3. Certifique-se de que os pneus não estão na linha branca. Mova seu carro se o pneu cobrir a faixa.
  4. Procure por calçadas escondidas, você pode levar uma multa por estar parcialmente bloqueando elas.
  5. Sempre procure por placas de estacionamento, mesmo em áreas com medidor. Muitas áreas têm tempo de restrição.

Se está planejando contestar uma multa, ao menos siga está estratégia: 

  1. Sempre confira sua multa para ter certeza que tudo está preenchido corretamente. Se há erros ou se falta informações, então você terá uma chance de vencer a contestação.
  2. Pague com cartão de crédito, assim você tem uma prova de papel. Certifique-se de inserir apenas necessário.
  3. Escreva o número do medidor, endereço, tempo e dia.
  4. Tire fotos. A maioria das câmeras registra a hora e o dia que a foto foi tirada.
  5. Se foi fazer compras ou em alguma consulta, mantenha os recibos. Eles possuem hora e data.