Por Laís Oliveira

Conhecida como a “Califórnia Riviera”, Santa Bárbara se transformou nas últimas décadas em mais do que uma cidade de veraneio para ricos e famosos. O lugar é sinônimo de beleza natural por suas montanhas majestosas, belas praias, e por ser uma região onde a cultura do vinho esta marcante – depois de Napa e Sonoma, o condado de Santa Barbara é a terceira opção.  E claro, a cidade onde acontece um dos maiores e mais bonitos festivais de rua da costa oeste americana.

Estamos falando do Santa Barbara Summer Solstice Parade, um evento anual que reúne cultura, dança, música e muita diversão para toda a família. Originando-se como a celebração de aniversário de um famoso artista popular, conhecido como Michael Gonzales, o Summer Solstice Parade teve início em 1974. Nos anos subsequentes, o evento uniu forças com um Festival de Música de Verão coordenado por Michael Felcher, patrocinado pelo Museu de Arte de Santa Barbara, para celebrar o dia mais longo do ano – o primeiro dia do ano.

O desfile é o maior evento do condado de Santa Barbara, atraindo anualmente multidões de  aproximadamente 100.000 pessoas (contando o inteiro fim de semana). Semanas antes do dia do desfile, é aberta uma oficina na qual artistas e técnicos participantes do Summer Solstice Parade trabalham com a comunidade para conceber ideias, construir carros alegóricos, fazer figurinos e ensaiar suas performances.

Atualmente, a celebração de verão evoluiu para uma exibição criativa e original de carros alegóricos, bonecos gigantes, trajes caprichosos e máscaras de mais de 1.000 participantes do desfile, de todas as origens étnicas – incluindo muitos brasileiros que residem no condado e outros que chegam de lugares como Los Angeles, San Diego e São Francisco.

O festival é marcado por muita dança, música, bateria, tambores e encenação, o que encanta os espectadores de todas as idades. A cada ano há uma competição artística que premia a melhor “Solstice T-shirt” e o melhor “Poster Design”, que é vendido para angariar fundos para o evento.  O festival de 2017 acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho no Alameda Park. O desfile (Parade) acontece no sábado, dia 24, começando ao meio-dia com vários grupos subindo a famosa “State Street”, no centro da cidade.

Um dos destaques do desfile do sábado é o “Bloco Carnaval” liderado pelo mestre de capoeira e percussionista baiano Mariano Silva, com apoio da Soul Brasil magazine. Esse ano o grupo traz o tema “Capoeira: a Unified World of Diversity” para se juntar ao multiétnico desfile de verão da cidade. E, de Salvador, Bahia, o grupo traz um convidado especial, o cantor e compositor Pierre Onasis, que fez parte da famosa banda Olodum.

O festival é aberto na sexta-feira à tarde com uma mostra de talentos locais da música e da dança. No domingo o festival continua com mais musica e dança. Nesse respectivo fim de semana, o Alameda park se transforma em um local de muita cor e alegria e a presença de varias barracas de artesanato e comida típica. Como uma organização comunitária sem fins lucrativos, o Santa Barbara Summer Solstice Parade é responsável por realizar uma deliciosa celebração multicultural de artes cênicas e garantir que a vida seja celebrada através da arte por muitos anos vindouros.

>>>Evento Inicial do Grupo “Carnaval” e Capoeira Batuque Santa Barbara:

Na sexta-feira,  23, será dada a largada das atividades do grupo “Carnaval” e Capoeira Batuque Santa Barbara, no Wildcat Lounge, com a performance do grupo Prakantar, demonstração de capoeira  e de dançarinas de samba.  No domingo, 25, haverá a 16ª Cerimônia Anual de Batizado da Capoeira Batuque Santa Barbara que oferece Oficinas de Dança e Capoeira. Este evento especial será realizado no campus da UCSB e está aberto a todos os níveis de experiência. As oficinas incluem Samba, Dança Afro-Brasileira, Macuele, Bateria Brasileira, e claro, Capoeira.

Para maiores informações sobre o Santa Barbara Summer Solstice Parade, visite o site oficial clicando AQUI. Para acessar o site do “Grupo Carnaval” e do Mestre Mariano Silva clique AQUI. Para ver um dos vídeos  que produzimos sobre o evento, em nosso canal do YouTube, clique AQUI.