Celebrando os 35 anos do Museu Afro da Universidade federal da Bahia – o MAFRO -, no dia 2 de junho, será lançado o livro Yorubá: vocabulário temático do Candomblé, escrito por Marcio de Jagun. O evento faz parte das atividades que comemoram os 35 anos do MAFRO/BA e já confirmaram presença: Babá PECÊ – Silvanilton Encarnação da Mata (Babalorixá da Casa de Oxumarê), Leandro da Mata (Babá Egbé da Casa de Oxumarê).

Esta é a primeira obra que registra no idioma português as expressões do linguajar popular e religioso de Candomblé de origem yorùbá. A obra é organizada em 50 capítulos com 10 mil verbetes com 1.500 paginas, disponibilizados em Yorubá/Português e em Português/Yorubá com explicações filosóficas e teológicas do culto de origem yorubana. Temas como ervas rituais, divindades, saudações, elementos da natureza são tratados de forma didática, facilitando a pesquisa dos leitores.

O MAFRO/UFBA é um dos únicos no país, que guarda importantes elementos materiais, representativos dessas culturas, apresentando conteúdos que facilitam a compreensão dos aspectos históricos, artísticos e etnográficos, que identificam as sociedades africanas, possibilitando uma reflexão sobre a importância dessa matriz para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

O lançamento será na Sala Caribé no Museu Afro Brasileiro da UFBA (Mafro) – Largo do Terreiro de Jesus, s/n, Faculdade de Medicina da Bahia, Centro Histórico, em Salvador.

Márcio de Jagun é Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Àiyé Ọbalúwáiyé (descendente da Casa de Oxumarê-BA), advogado, professor, escritor, consultor do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ), tendo ministrado diversos cursos sobre cultura, religiosidade e idioma ioruba no Centro de Produções da UERJ (CEPUERJ/UERJ). É conferencista, articulista e autor dos seguintes livros: Orí – a Cabeça como Divindade; Ewé – a Chave do Portal; e Candomblé: Casa de Santo, Casa da Gente.

Serviço:

O quê: Lançamento do livroYORÙBÁ – VOCABULÁRIO TEMÁTICO DO CANDOMBLÉ”
Quando: 02/06/2017 às 16h30 palestra, 17h30 lançamento
Onde : MAFRO/UFBA – Largo do Terreiro de Jesus s/n, Faculdade de Medicina da Bahia, Centro Histórico- Salvador-Bahia-Brasil
Mais informações: MAFRO/UFBA: (71) 3283-5540 / mafro@ufba.br

Facebook Comments

Share This