Por Laís Oliveira

Praias emolduradas por coqueirais, desertas ou bem frequentadas, pousadas charmosas e hotéis modernos, restaurantes com gastronomia de qualidade internacional, artesanato único, eventos culturais de qualidade e noites animadas, um povo simpático e hospitaleiro. Características como essas tornam o estado de Alagoas um dos destinos mais procurados por turistas, tanto do Brasil quanto do mundo. Com sua economia aquecida principalmente pelo turismo, o estado cresce expressivamente e fideliza os frequentadores anuais.

A capital, Maceió, com quase um milhão de habitantes (*2012), apresenta 40 km de litoral, 22 km de lagoas e canais e desperta paixão pelas belezas naturais, culturais e históricas. Os costumeiros passeios pelos bairros históricos e às feiras de artesanato e praias badaladas, além da degustação das delícias típicas não são esquecidos, mas é cada vez mais comum os visitantes do “Paraíso das Águas” incluírem em seu itinerário o turismo de aventura ou a rota ecológica. Governo e empresas privadas de turismo estão investindo forte em formas de entretenimento aliadas à aventura e preservação ambiental.

Biodiversidade, Tradição e Aventura de Norte a Sul

É na Praia do Francês onde tudo começa no Litoral Sul. A costa verde marcada por coqueirais a perder de vista disputa os olhares com as águas cristalinas e mansas quando esbarram nas pedras, ou mais selvagens, ideal para surfistas. A praia é movimentada, mas com características simples – sem calçadão ou prédios à beira mar. Se de um lado as barracas ficam cheias de famílias, o mar é calmo e protegido pela barreira de recifes formando piscinas naturais; do outro, os praticantes do surf estão sempre em busca das melhores ondas.

A praia do Gunga é um paraíso à parte, de tão grande permite longas caminhadas ou passeio de buggy através de um areal único delimitado por fileiras de coqueiros que a tornam tão bela que parece ilusória. Na Barra de São Miguel, na Vila Palateia, os aventureiros se divertem com a canoagem, que os leva a conhecer a cultura dos mariscos. Os esportes náuticos e de vela são uns dos favoritos e mais praticados, entre eles o surf, windsurf e o kitesurf.

O rapel, que pode ser praticado no litoral e também no interior do estado de Alagoas, e a visita às cachoeiras de Murici e Viçosa tem público crescente. As trilhas off-road, que são realizadas de jipe nas praias de Carro Quebrado e Barra de Santo Antônio,  são opções agradáveis para quem gosta de estar em contato com a natureza. Se estendendo um pouco para o interior, encontramos a “Costa Doce”, pela passagem do rio São Francisco, e o seu famoso canyon. Por ali há passeios de barco, super-buggy, buggy convencional, tirolesa e voo de parasail sobre a terra e sobre a água. Mas há muitos que apenas se contentam com a contemplação da belíssima paisagem!

No litoral Norte está à famosa “Costa dos Corais” com a segunda maior barreira de corais do mundo. São 130 km de biodiversidade, exuberantes piscinas naturais e pequenos municípios que oferecem bons serviços aos turistas. Há opções para todos os gostos, desde trilhas ecológicas pelos mangues e pequenos povoados, ao mergulho pelas águas cristalinas.

Para quem busca a rota ecológica, um destino obrigatório é o encontro do Rio Tatuamunha com o mar. Passeios de jangada pelo rio levam os visitantes a conhecer o Santuário do Peixe-Boi – um projeto de preservação localizado na cidade de Porto de Pedras, e ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). As visitas são limitadas a 70 pessoas por dia para não sobrecarregar o ecossistema.

Ainda ao norte, em Maragogi, encontramos o “Caribe Brasileiro” e suas famosas galés – como são conhecidas as piscinas naturais da região – um espetáculo à parte. Mergulhar no mar calmo, límpido e esverdeado é observar bem de perto arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de variados peixinhos. Para relaxar, há pousadas de renome internacional, como a Pousada do Toque. Sem dúvida, Maceió e o estado de Alagoas atraem milhares de visitantes anualmente e se firma como um dos destinos mais queridos do Brasil.

 

* Laís Oliveira é jornalista e vive em Maceió. Ela é uma apaixonada pelas histórias de vida das pessoas e uma curiosa sobre os diferentes tipos de cultura ao redor do mundo. Segundo a jornalista alagoana, conhecer, aprender e reinventar-se é essencial – lais.ferh@gmail.com.

** Consulte nossa agente de viagens Magali da Silva (323)428-1963 para um atendimento personalizado e valores competitivos em hoteis e voos com destino a Brasil.

Facebook Comments

Share This