usa-240202_960_720Departamentos de polícia, xerifes e a California Highway Patrol (CHP) – patrulha rodoviária da Califórnia montaram blitz em diversas cidades para detectar motoristas que estiverem dirigindo sob o efeito de álcool ou maconha.

Desde a manhã da sexta-feira (16) até o dia 01 de janeiro, a maioria dos departamentos de polícia e outros órgãos ligados ao trânsito instalaram blitz em estradas e rodovias de suas jurisdições como parte da megaoperação de festas de fim de ano. O objetivo é detectar condutores de veículos embriagados ou drogados, conhecidos como DUI ou “driving under the influence” (dirigindo sob influência).

Para tentar reduzir o número de acidentes e vítimas nas estradas, que se multiplicam neste período devido ao alto número de pessoas quem conduzem veículos após ingerir substâncias duvidosas, a CHP informou que a megaoperação vai durar 17 dias em diversos pontos do estado que podem ser consultados neste link.

As autoridades advertiram que terão cuidado especial ao detectar motoristas que estiverem dirigindo sob efeito de maconha, já que a Califórnia legalizou há pouco tempo o uso da erva para fins recreativos.

Tão Ilegal Quanto Dirigir Embriagado

“O uso de medicamento com prescrição médica e maconha está se tornando cada vez mais comum em nossas estradas e isto cria novos problemas de segurança”, disse a diretora do Escritório de Segurança no Trânsito (OTS), Rhonda Craft.

Dirigir sob a influência de maconha ou remédios com prescrição médica, estimulantes ou sedativos, quer contra a ansiedade ou depressão, alergias, etc., é tão ilegal quanto dirigir bêbado, reiterou a OTS, pois igualmente diminui a capacidade física de controlar um veículo corretamente.

O Escritório de Segurança no Trânsito diz que estudos revelaram que os condutores com altos níveis de THC no sangue, componente psicoativo da maconha, tendem a mudar de faixa sem querer e reagir mais lentamente à mudança de luzes nos semáforos e obstáculos na estrada, e são menos conscientes da sua velocidade e de outros motoristas.

Os departamentos de polícia asseguram que os controles de sobriedade, que geralmente são instalados entre as 18h e as 02h, são uma ferramenta comprovada de redução no número de mortes, lesões e acidentes nas estradas, embora alguns achem que eles são apenas uma empresa de guindastes que servem apenas para apreender veículos de motoristas sem carteira de motorista.

A Multa para Quem Dirigir Embriagado ou Sob Efeito de Drogas

Guindaste e armazenamento de seu veículo: $ 187
Assinatura, impressões digitais e prisão (o processo de ser levado): $ 156
Multa mínima: $ 468
Infração: $ 780
Advogado: $ 2,557
Aumento de seguro: $ 8,652
Fundo para Vítimas DUI: $ 100
Nova carteira de motorista: $ 100
Aulas de DUI (aulas que a pessoa é obrigada a fazer após a infração): $ 500
Total aproximado: $ 13,500
*Custo estimado dado pela California Highway Patrol

Localização das Blitz

As blitz serão montadas nos locais em que as estatísticas policiais indicam haver mais acidentes, aonde frequentemente se detém motoristas bêbados e locais  seguros para os oficiais. Aqui você pode checar os locais das blitz nas cidades que estarão na megaoperação.

Nos Estados Unidos, estima-se que 30% das pessoas, em algum momento de suas vidas, estarão envolvidos em um acidente de carro devido ao álcool.

Dados do CHP indicam que, durante 2014, foram registradas 3.126 mortes em acidentes nas estradas, dos quais 1.155 foram estavam relacionados ao consumo de álcool.

A lei da Califórnia diz que é ilegal portar garrafas de álcool abertas no veículo, exceto se estiverem na mala do carro ou em outro lugar fora do alcance de qualquer ocupante.

Não se arrisque.
Chame um motorista sóbrio.
Peça um táxi.
Procure serviços de locomoção como Uber ou Lyft.
Fique em casa ou em um hotel.
Chame um amigo ou parente.

Facebook Comments

Share This