Por Lindenberg Junior | Colaboração: David Watson

Estar sempre bonito, saudável e de bem consigo mesmo é o objetivo de todos, certo? Para isso, exercícios e alimentação balanceada são fatores importantes para se encarar o espelho e estar sempre de bem com a vida. E, quando o assunto é exercícios com peso, surge uma desconfiança: muitas pessoas ainda tem dúvidas com relação a verdadeira eficácia da musculação. Mas, segundo pesquisas feitas por Universidades Americanas, exercícios com peso bem orientados trazem muitos benefícios para a saúde, não só do corpo, como também da mente, e, de quebra, ainda aumentam a autoestima!

A seguir enumeramos 8 razões para você fazer musculação:

1) Melhora de Postura – Ao desenvolver a musculatura, melhoramos a postura, já que são os músculos que sustentam os ossos. É por isso que pessoas, mesmo sendo magras e jovens, ficam curvadas. E boa postura não é só uma questão de estética, mas também de saúde.

2) Mais Flexibilidade – Entrar e sair de um banco traseiro de um carro de 2 portas fica mais difícil com o tempo. Aqui nesse caso a musculação é um ótimo aliado. Já foi provado em estudos que há eficiência no treinamento com pesos para aumentar também a flexibilidade.

3) Ossos Mais Resistentes – A musculação estimula a produção de células ósseas. Não é a toa que ela tem sido utilizada no combate a osteoporose. Atividades de impacto, como corrida e step, também oferecem esse benefício. Os exercícios com peso, se bem orientados, são mais seguros para as articulações.

4) Coração Mais Saudável – Aquele papo que apenas as atividades aeróbicas são benéficas para a saúde do coração, já não existe. A musculação treina o coração para esforços intensos (enquanto a aeróbica o prepara para atividades suaves e prolongadas), fortalecendo os músculos e diminuindo a pressão arterial e a frequência cardíaca.

5) Músculos Fortes -Ao aumentar o tamanho do músculo, você estará aumentando o seu poder de força. E, ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular.

6) Jovem Por Mais Tempo – Como perdemos 10% de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e 30% entre os 50 e 80, a lógica é tratar de ganhar mais músculos o quanto cedo para amenizar o quadro. Estudos comprovam que os idosos tem a perda muscular bastante amenizada praticando exercícios de resistência.

7) Perda de Peso – Um importante estudo feito pelo American College of Sports Medicine, a maior associação de profissionais ligados ao fitness, provou que todos os exercícios emagrecem por causa do gasto calórico. Foi também levantada a hipótese de que o emagrecimento se torna mais eficiente a longo prazo, pois a taxa metabólica basal aumenta quando ganhamos músculos.

8) Beleza Natural – Claro, são os músculos que dão forma ao nosso corpo, já que a gordura, o outro tecido de preenchimento de que nós dispomos, é disforme. Modelar o corpo é sinônimo de trabalho. O resultado: pernas e braços torneados, abdômen mais durinho, livre de celulite, e autoconfiança ao se olhar no espelho.

A combinação entre musculação e exercícios aeróbicos geralmente é o ideal. A musculação ajuda a combater a flacidez, desenvolve a força e aumenta a massa muscular, enquanto os exercícios aeróbicos ajudam na queima das gorduras mais rapidamente e promovem uma maior oxigenação da musculatura.

Mas é bom lembrar que antes de começarmos qualquer atividade física, devemos consultar um médico e buscar a orientação de um profissional especializado, para conhecer os tipos de exercícios que você pode realizar de acordo com o seu atual condicionamento.

Facebook Comments

Share This