A partir desta quinta-feira (03), moradores do condado de Los Angeles podem ter alguns segundos para se preparar para enfrentar um terremoto graças a um novo aplicativo para smartphones Apple e Android. Com praticidade e eficiência, este pequeno tempo antes da chegada de um terremoto pode, certamente, ajudar a salvar vidas e fazer com que muitos escapem para um local seguro para sobreviver.

O ShakeAlertLA vai dar avisos semelhantes a um Amber Alert quando uma agitação significativa das placas tectônicas se iniciar, de preferência permitindo que os usuários cheguem a um lugar seguro, de acordo com o aplicativo. Um piloto de alerta antecipado de terremoto criado pela cidade de Los Angeles em parceria com o Serviço Geológico dos EUA, este aplicativo, contudo, pode não enviar um alerta se os usuários estiverem muito próximos do epicentro. Outros podem ter um aviso de até um minuto, dependendo de sua localização e velocidade do mecanismo de aviso.

Tudo o que podemos esperar é que funcione”, twittou um usuário. “Baixe o aplicativo e esperamos que nunca descubramos”, twittou outra pessoa.

Os usuários receberão apenas alertas de terremoto e tremores de magnitude 5,0, que são considerados capazes de causar danos e afetar a segurança pública. A mensagem, acompanhada de sons de alerta, aparecerá como: “Terremoto! Terremoto! Espere (ou não; fraco; moderado; forte). Solte (o que tiver em mãos), cubra-se (proteja-se em um local coberto e seguro) e segure (fique firme). Proteja-se agora!

Apesar de ser um aplicativo muito prático e que irá auxiliar a população, seus responsáveis avisaram que ele pode emitir alertas atrasados, falsos, cancelados ou perdidos. “Ficarei desapontado se um dos alertas não for ‘Foi apenas um caminhão'”, um usuário twittou. “Só espero nunca receber um alerta”.

Autoridades municipais anunciaram formalmente o aplicativo nesta quinta-feira, enquanto isso, a USGS vem desenvolvendo o sistema de alerta para a Costa Oeste desde 2006, de acordo com o aplicativo. Os centros para o sistema em tempo real estão localizados em Seattle, na área da Baía de São Francisco e na área de Los Angeles, mas o sistema não envia alertas públicos.

Centenas de sismógrafos ao longo de falhas na Califórnia, Oregon e Washington detectam tremores, de acordo com o aplicativo. O sistema estima a localização e magnitude de um terremoto, determinando quais alertas enviar antes de um tremor maior e mais prejudicial.

Enquanto alguns expressaram preocupação com o rastreamento de localização do aplicativo, muitos compartilham entusiasmo pelo lançamento. “Estou baixando o novo aplicativo de alerta de terremotos de LA para aliviar alguns dos meus medos de terremoto”, um usuário twittou. “Espero não ter que usá-lo tão cedo!”.

Quer saber como sobreviver a um terremoto? Confira nosso artigo completo sobre o tema e fique preparado.

Facebook Comments

Share This