O Memorial Day é comemorado anualmente na última segunda-feira de maio e era conhecido, anteriormente, como “Decoration Day”. A data homenageia todos os americanos que morreram a serviço de seu país nas forças armadas e é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos.

O Decoration Day e o Memorial Day costumavam ser celebrados no dia 30 de maio, independentemente do dia da semana em que caía. Porém, em 1968, a Lei de Férias Uniforme foi aprovada como parte de um movimento para transformar feriados federais em fins de semana de três dias. Com isso, a partir de 1971, o feriado do Memorial Day foi oficialmente transferido para a última segunda-feira de maio.

É importante frisar que este dia não deve ter uma conotação sombria. Ao invés disso, os norte-americanos escolheram celebrá-lo para lembrar das liberdades que homens e mulheres que serviram às forças amadas protegeram até seu último suspiro. Isso inclui direitos fundamentais como liberdade de expressão, julgamento por júri e proteção contra punições cruéis e torturas.

No feriado também se economiza até 90% com as vendas do fim de semana comemorativo e ainda há desfile de motocicletas Harleys pela capital do país. 60% dos americanos fazem churrasco no Memorial Day, enquanto que 13% preferem viajar. Afinal, o dia do Memorial Day no calendário acabou se tornando o início não-oficial do verão para muitas pessoas nos EUA.

O fim de semana prolongado (Sat a Mon) geralmente causa congestionamento nas rodovias e nos aeroportos, mas os que decidem ficar em casa, hasteiam a bandeira dos Estados Unidos durante quase todo o dia. Muitas pessoas visitam cemitérios e memoriais para homenagear aqueles que morreram em combate. Muitos voluntários também colocam uma bandeira americana em cada túmulo dos cemitérios cujos soldados foram enterrados.

O Memorial Day tem se tornado cada vez menos um momento de recordação dos tristes momentos vividos durante guerras e conflitos. Muitas pessoas optam, neste fim de semana, por realizar piqueniques, eventos esportivos e encontros familiares. No que diz respeitos à moda, era comum ver boa parte das pessoas usando roupas brancas, especialmente sapatos, do Memorial Day até o Dia do Trabalho. No entanto, cada vez menos pessoas seguem a risca este detalhe.

O Memorial Day é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e, enquanto feriado federal, escritórios governamentais não essenciais não funcionam, bem como escolas, bancos e muitas empresas e organizações. A maioria dos sistemas de transporte público não opera com a programação comum. O Memorial Day acontece nesta segunda-feira (28). Em 2019, na segunda-feira (27) e em 2020, na segunda-feira 25.