Por Lindenberg Junior

 Enquanto Nova York é considerada a cidade destaque no que se refere aos musicais e ao teatro, Los Angeles é o sonho de muitos que desejam ser destaque no mundo do cinema e da televisão. A Califórnia, sendo o mais populoso e mais rico estado norte-americano, se destaca mundialmente por palavras chaves como “Microsoft”, “Silicon Valley”, “Wine”, e claro, “Hollywood” e esta última, em particular, se refere ao local preferido entre os que tentam o sucesso no mundo do cinema e do entretenimento.

Aqui nesse artigo, que fez parte de nossa edição especial de “Arte e Cinema” de Junho/Julho de 2014, vamos fazer uma analogia entre o cinema e a educação, o entretenimento e o sucesso. Mostraremos as universidades que estão em muitas listas, inclusive no top 20 no quesito filme e drama (atuação) e, curiosamente, a maioria delas se encontra no estado dourado norte-americano.

Vários talentos do cinema, da TV (internacional) e da Broadway já passaram por essas universidades. Veja abaixo uma lista parcial na qual destacamos oito universidades localizadas na Califórnia e seus rankings (2014), além de outras três fora do estado que merecem destaque. Essas instituições oferecem excelentes programas de cinema/filme e/ou drama/atuação e formaram atores, diretores e roteiristas famosos que ajudaram a criar a fama de Hollywood. * Referência: MFA (Master of Fine Arts), BA (Bachelor of Arts), MA (Master of Arts) e PhD (Doutorado).

American Film Institute (AFI) – O Centro AFI de Estúdios Avançados de Filme e Televisão, em Los Angeles, oferece um programa de dois anos em que os estudantes podem se especializar em diversas áreas como direção, produção e roteiro. O diferencial é que, muitas vezes, o aluno chega ao Instituto após já ter frequentado outras escolas, ou até mesmo trabalhado na indústria de filmes. Por essa razão, a média de idade está nos 27 anos. Para se ter uma ideia do poderio e qualidade de seus estudantes, em 2013, a AFI teve 28 nominações ao Emmy. A instituição oferece MFA. Entre os graduados notáveis estão David Lynch (Blue Velvet) e Darren Aronofsky (Black Swan). No ranking de 2014 foi a número 1.

University of Southern California (USC) – Localizada perto do centro de Los Angeles, a USC tem destaque, fama e dinheiro. Aqui é onde se encontra mais ex-alunos trabalhando no mercado do cinema do que em qualquer outra universidade. E a fama e dinheiro vem também por parte de seus ex-alunos através de doações generosas como as de Ron Howard (A Beautiful Mind), Jon Landau (Avatar) e George Lucas (Star Wars), além de apoio de famosos da indústria como Steven Spielberg. Entre notáveis atores que formou estão Eric Stoltz e Forest Whitaker. A USC ganha a preferência quando se trata de um treinamento mais técnico. Oferece graduação com MFA, BA, MA e PhD, e programas distintos que vão de Cinema e TV a Artes e Animação Digital. No ranking de 2014 foi a número 2.

Los Angeles University of Califórnia (UCLA) – A UCLA’s School of Theater, Film and Television tem ficado abaixo do top 3 em comparação com outras escolas mais ricas e mais conectadas com o mercado do cinema por ter um programa mais abrangente e integrado. É a única universidade no mundo que integra com eficácia teatro, filme, televisão, mídia digital e animação. A universidade tem prestígio vindo de grandes mestres ex-alunos como o diretor Francis Coppola e os atores Tim Robbins e Jack Black, e está também muito bem localizada na área mais rica da cidade, no lado oeste, em Westwood e próximo à Santa Monica. Além disso, por ser uma universidade pública, pode oferecer seu programa por um valor mais em conta para os residentes na Califórnia. Oferece graduação com B.A, M.A e o Ph.D, além de MFA. No ranking de 2014 foi a número 5.

Califórnia Institute of the Arts – Localizado em Santa Clarita, a poucas milhas ao norte de Los Angeles, na CalArts se encontra uma estrutura que vai de música, teatro e dança a conservatórios. A faculdade de Anker’s Film & Video é famosa por treinar talentos da animação, mas também é possível estudar narração dramática, documentário e outros segmentos. Tem um excelente programa para atores com foco em teatro. Oferece graduação em BFA, MFA. Entre seus ex-alunos notáveis estão os atores Don Cheadle, Ed Harris, Tim Burton, Andrew Stanton e John Lasseter (chief creative officer, Pixar Studios). No ranking de 2014 foi a número 6.

Standford University – Localizado perto da rica região de “talentos e investidores” da era digital – Silicon Valley, a universidade fornece programa de MFA em documentário e vídeo oferecendo uma exclusividade para apenas 8 alunos por ano. Esses alunos têm acesso a todo o material necessário e participam do processo de escolha de som, script, direção, produção, etc. Entre seus ex-alunos notáveis se destacam Mark Becker (Pressure Cooker), Nancy Kates (Brother Outsider) e Cynthia Wade (Born Sweet). No ranking de 2014 foi a número 16.

Loyola Marymount University – O LMU, como é conhecida, é uma escola de filme e TV que tem apenas pouco mais de 12 anos (*2014) e tem como principal meta ingressar os seus alunos na indústria cinematográfica. Um bom detalhe seria dizer que os seus novos laboratórios ajudam os estudantes a estar em contato com a realidade do mercado. Oferece graduação em B.A. em filme, TV e animação e artes gravadas, além de MFA em filme, TV e roteiro. Entre seus ex-alunos notáveis estão Brian Helgeland (Mystic River) e Sean McNamara (Soul Surfer). No ranking de 2014 foi a número 19.

Chapman University/Dodge College of Film & Media Arts – Localizado em Orange County, entre L.A e San Diego, o Chapman se destaca também por se esforçar no seu objetivo de ajudar seus alunos a encontrarem empregos. Os alunos trabalham da mesma forma como se opera um mini-estúdio: com funções de direção, roteiro, produção, etc. Oferece graduação em B.A., BFA, M.A. e MFA. Entre os seus ex-alunos notáveis destacamos Ben York Jones (Like Crazy) e Chris Marrs Piliero (director for the “Black Keys Tighten Up” music video). No ranking de 2014 foi a número 22.

San Diego University of Califórnia (UCSD) – Tem um destaque especial entre aqueles interessados em teatro e musical, principalmente por ter o “La Jolla Playhouse”. Muitos estudantes do programa de performance arts/musical theatre aqui tem, quase que garantido, alguma experiência em papéis importantes em produções da Broadway. Também é uma universidade pública Californiana e pode oferecer o programa a um valor mais em conta para os residentes na Califórnia. Oferece BA e MFA. Entre os notáveis ex-estudantes estão os atores James Avery, James Bernstein e Danny Bernstein. No ranking de 2014 foi a número 23.

Destaque Especial Fora do Estado da Califórnia

Syracuse University (NY) – Destaca-se principalmente por seu curso de “performance arts” com ênfase em Drama e Teatro Musical. A pequena, porém tradicional, cidade de Syracuse, ao norte da cidade de Nova York e perto da fronteira com o Canadá, leva esse destaque em particular porque, por exemplo, apenas entre 2012 e 2013 teve dezenove ex-alunos indicados no famoso Tonys Award, o prêmio mais cobiçado entre os atores, diretores e produtores de teatro/musicais.Entre seus famosos ex-alunos estão Frank Langella e Vanessa Willians.

The Juilliard School (NY) – Localizada na cidade de Nova York, essa universidade tem muita fama no que se refere a “performance arts” incluindo cinema. Mas, sem dúvida, o Juilliard School é um sonho para muitos jovens que pensam em fazer teatro clássico. Uma referência em drama e teatro. Entre vários notáveis ex-alunos, mencionamos aqui a indicada ao Oscar do cinema Viola Davis, além de Kevin Spacey e Jessica Chastain.

New York University (NY) – O NYU’s Tisch School of the Arts tem maior destaque em sua escola de filme e é considerada uma escola de vanguarda inclusive para a próxima geração. Seus ex-alunos receberam, apenas em 2013, dez indicações ao Oscar, mais do que qualquer outra escola do gênero nesse respectivo ano. Seu programa enfatiza também TV e seus notáveis ex-alunos vão de Todd Phillips e Vince Gilligan até os realizadores da serie “Martha Marcy May Marlen”, Martin Scorsese e Oliver Stone.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.