Se você quer ganhar mais e crescer na carreira precisará investir em educação. Um MBA é sempre uma ótima escolha para os profissionais que buscam aperfeiçoamento para atuação estratégica dentro de um empreendimento. Educação nunca é demais e muitos planos de carreira incluem a formação em um MBA para que os profissionais possam se candidatar as vagas de liderança.

O MBA é um curso de pós-graduação da área de Administração, oferecido na modalidade de Lato Senso. Esse tipo de curso é considerado uma especialização e visa aprofundar os conhecimentos na área executiva e de gestão de uma empresa. O curso leva em média dois anos para ser concluído.

Mas você sabe qual o retorno do investimento de executivos brasileiros depois de realizar um MBA no Brasil ou nos EUA? Um estudo realizado por DNA Outplacement mostrou esse retorno e os números são interessantes.

Os resultados demonstraram que se o profissional estudou um MBA no Brasil o payback será visto depois de 6,2 anos enquanto, os que realizaram os estudos nos Estados Unidos recuperaram seu investimento depois de 8,3 anos.

Para determinar se é mais rentável realizar um MBA no Brasil ou fora do país é necessário avaliar diferentes variáveis de acordo ao objetivo do profissional. Uma delas é a expectativa do aumento salarial ao termino do curso. Da mesma forma que existe o payback, também é possível identificar uma diferença de aumento salarial entre aqueles que cursaram um MBA no Brasil e no exterior.

Se o MBA for realizado no Brasil, é possível ver um aumento salarial de 19%. Porém se o curso for realizado nos Estados Unidos, esse aumento pode estar em torno de 27%. Esta diferença ocorre porque o profissional que estuda no exterior tem acesso a docentes e contatos que aportam com a perspectiva de uma experiência internacional.

Outro ponto importante de considerar, é que grande parte dos cursos no Brasil costumam ser essencialmente teóricos: os professores detalham os temas mais relevantes dentro do enfoque do curso, mas deixam as discussões e práticas em segundo plano. Já no exterior existe uma grande carga de estudos de casos e tarefas realistas do dia a dia da empresa.

Jogos de empresa, simulações de cenários financeiros, role-plays, entre outros, e o aluno de fato experimenta o que é viver no mercado, o que gera um desenvolvimento no seu nível de conhecimento permitindo enfrentar desafios entregados por trabalhos em empresas multinacionais

Então se você quer uma melhor recolocação profissional é válido considerar um MBA, já que as chances de uma melhoria salarial são grandes.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.