side-image-1O governo dos EUA anunciou, em outubro de 2016, a abertura das inscrições para o Visa Lottery 2018 (DV-2018). O sorteio oferece 55.000 green cards para imigrantes dos cinco continentes, mas a triste notícia é que, entre os países latino-americanos que não estão qualificados para participar, estão Brasil, Colômbia, Peru, El-Salvador, República Dominicana e México.

O processo começou ao meio-dia da terça-feira, 4 outubro, e termina no dia 7 de novembro, às 00h (meia oite). Os 55.000 vistos permanentes legais são concedidos através do Programa Visa Diversidade (DV). Os competidores são primeiro pré-selecionados por um sorteio aleatório eletrônico, segundo o Departamento de Estado (DOS).

Dos 55.000 mil green cards, 5.000 são reservados para os estrangeiros que se enquadram na NACARA (Nicaraguan Adjustment and Central American Relief Act) que abrangem os cidadãos de Cuba, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e vários países ligados ao que um dia foi a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

O Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos aconselhou os participantes do sorteio a “preencher e enviar o formulário de inscrição eletrônica o mais rápido possível”. A demanda de inscrições perto do encerramento prazo é alta e “poderia gerar danos e atrasos no site do programa”, acrescentou.

Se você é brasileiro, não está habilitado para participar este ano, mas caso conheça algum imigrante da lista de países que participam do sorteio, pode compartilhar a notícia. Para acessar a página digital do departamento, cumprir os requisitos, preencher o formulário e completar um pedido de inscrição na Visa Lottery 2018, clique aqui. O site funciona desde o meio-dia na terça-feira, 4 de Outubro e o formulário deve ser preenchido em Inglês.

O Ministério das Relações Exteriores dos EUA também alertou que, de acordo com as regras do concurso, apenas os formulários enviados dentro do prazo, inclusive a hora corretamente registrada, de 7 de novembro serão aceitos. “Nenhum pedido após esse prazo será aceito”, disse ele.

Os contemplados no sorteio do Visa Lottery 2018 serão notificados por correio entre Maio e Julho de 2017. Desde o sorteio realizado em 2013, os resultados não são enviados por e-mail, mas sim através de correspondência oficial. Junto com a notificação de “pré-selecionado”, o participante recebe pela mesma via um pacote de instruções contendo os passos que deve seguir para completar o processo se solicitação do visto DV-2018.

Quem pode e quem não pode

Nos últimos três sorteios da loteria, o Departamento de Estado recebeu uma média anual entre 12 e 15 milhões de aplicações que preencheram os requisitos necessários. No concurso de 2013 participaram 12,5 milhões de pessoas; em 2014 eram 14,6 milhões e em 2015 este número chegou a 14,4 milhões. Veja aqui a lista de países qualificados (Novo Hyperlink) para participar do sorteio.

Segundo o governo, o sorteio é aberto apenas para pessoas de outros países que cumpram as condições e atendam a determinados requisitos em relação a trabalho ou estudos, como: ter concluído o ensino médio ou equivalente, ou ter dois anos de experiência de trabalho.

Os participantes que não preencherem os requisitos mínimos “não devem se inscrever para o programa DV-2018”, disse o setor responsável pela loteria de green cards. Bangladesh, Brasil, Canadá, China (continente-nascido), Colômbia, Coreia do Sul, El Salvador, Filipinas, Haiti, Índia, Jamaica, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Reino Unido (com exceção da Irlanda do Norte) e seus territórios dependente, República Dominicana e Vietnã não participam da loteria de 2018 porque essas nações enviaram mais de 50.000 imigrantes para os Estados Unidos nos últimos cinco anos.

Acompanhamento on-line

O Departamento de Estado também informou que os competidores podem acompanhar o status do seu pedido (ou se não foram pré-selecionados) em um site especialmente feito pelo departamento. Cada pessoa pode participar do sorteio apenas uma vez, e cada um dos cônjuges pode se registrar separadamente.

É válido lembrar que o pedido de participação no sorteio do Visa Lottery 2018, bem como o download e preenchimento do formulário de inscrição, são gratuitos. Então cuidado com as pessoas que tentam fraudar o sistema e ganhar dinheiro através da loteria.

Observação: As pessoas nascidas no Brasil NÃO são elegíveis a se candidatarem ao visto de loteria de diversidade pois o país enviou um total superior a 50.000 imigrantes brasileiros aos Estados Unidos nos cinco anos anteriores.

Facebook Comments

Share This