A 15 quilômetros do centro de Florianópolis na direção norte/leste, a Praia da Joaquina é uma das mais conhecidas da Ilha de Santa Catarina e possui 3.000 metros de extensão. A Praia da Joaquina ou Joaca, como é apelidada pelos moradores, é a praia das ‘’altas’’ ondas. Geralmente geladas, já foram dropadas por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais.

Os eventos de surfe, realizados desde a década de 70, deram reconhecimento internacional à Joaquina.Assim como a vizinha Praia Mole, reúne, em sua maioria,um público jovem e esportista. Mas também é frequentada por famílias e várias excursões de turismo do Brasil e do exterior. No verão, as areias da Joaca se tornam palco de eventos, muitos deles esportivos.Além da praia e do surfe, as dunas também são famosas, consideradas as melhores do sul do país. Lá se criou o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia. Hoje é a atração principal dos que não se arriscam a pegar ondas no mar. O aglomerado de rochas, situado à esquerda da praia, chama a atenção pelo tamanho das pedras e beleza. Compensa acordar cedinho e esperar o nascer do sol, chamado por muitas pessoas de singular.

Assim como Moçambique e Barra da Lagoa, as praias da Joaquina e do Campeche são ligadas pela mesma faixa de areia. Mas por fator geográfico, a Lagoinha Pequena é oficialmente o marco inicial da praia, que se estende até a Ponta do Retiro. A Joaquina é cercada por muitas dunas, que ficam bem movimentadas na alta temporada.

A Joaquina possui uma extensão de três mil metros e uma faixa de areia entre 8m e 80m. As areias são claras e finas. As águas possuem as mesmas características do mar da Praia Mole; são fortes, bravas e traiçoeiras. Aberta para o Oceano Atlântico, a praia é de tombo, ou seja, logo após a zona de varrido a profundidade pode aumentar abruptamente. Isto acontece por que o relevo do fundo possui grande inclinação.

As ondas são fortes e longas, predominantemente do tipo mergulhantes (caixote), podendo levar os banhistas mar adentro ou para o fundo; mesmo estando na parte rasa. Um pouco antes e durante a maré alta (luas nova e cheia), percebe-se bem o repuxo, outra peculiaridade deste tipo de praia e que também deixa o banho de mar ainda mais perigoso.

Facebook Comments

Share This