O famoso feriado de Independência dos Estados Unidos já foi pano de fundo de muitos filmes e seriados, nos quais desfiles de veteranos de guerra, queima de fogos e muita gente vestida com as cores da bandeira comemoravam a data. Porém pouca gente sabe o que essa data realmente significa para esse país grandioso e para o seu povo tão patriótico.

Com origem em 13 colônias inglesas instaladas na costa leste da América do Norte, sendo elas Pensilvânia, New York, New Jersey, Delaware, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island, Connecticut, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia, os Estados Unidos sofriam com as altas taxas de impostos cobradas por parte da Inglaterra, o que desagradava cada vez mais um grupo de pensadores e políticos que viviam nessas colônias.

Com isso, grandes conflitos se iniciaram culminando, em 1775, na Guerra da Independência dos Estados Unidos. Com a intensidade das lutas para se libertarem, os colonos conseguiram uma vitória surpreendente frente às forças inglesas. Ao final da guerra, uma Declaração de Independência dos Estados Unidos foi escrita por uma comissão de 5 membros, liderada pelo genial Thomas Jefferson, no dia 04 de julho de 1776.

Compreendendo esse fato histórico inigualável fica fácil entender os motivos pelos quais o feriado de 4 de julho é o mais importante para os norte-americanos, sendo comemorado anualmente com desfiles, grandes eventos esportivos e muitos fogos de artifício.

Nesta data, as ruas são decoradas com as cores azul, vermelha e branca, bandeiras são hasteadas em todo o país, há desfiles em todos os estados, nos parques como o Walt Disney World, há decorações e desfiles temáticos no qual até os personagens se vestem a caráter e muitas famílias se reúnem e fazem um delicioso churrasco para comemorar.

A influência dos Estados Unidos no mundo não pode ser expressa em outra palavra que não liberdade, que foi a causa de uma luta por independência em tempos de colonização e exploração. O 4 de julho, mesmo sendo uma data nacional e local, deve ser relembrado sempre como um marco para o mundo livre.

Facebook Comments

Share This