Calor, verão, sol forte, fevereiro e carnaval! Apesar de uma combinação bastante brasileira, nessa época do ano também comemora-se a data em comunidades brasileiras dos EUA, principalmente na Califórnia, aonde o sol predomina durante a maior parte do ano. Por isso é necessário cuidados especiais com nosso corpo para poder curtir a folia sem passar mal. E hidratar-se é a peça chave de uma festa saudável.

Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, por isso a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no mínimo 2 litros por dia, para um adulto saudável. Manter o corpo hidratado é importante para lubrificar nossas articulações, compor as células do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes e a regular a temperatura do organismo (próxima dos 36,5°). Durante a transpiração intensa muito comum no carnaval e de períodos de calor, perdemos líquido, por isso é importante se hidratar a todo momento.

A combinação de calor, álcool e exercício físico (dança, caminhada) causa uma grande desidratação. O álcool é diurético, então não adianta beber mais cerveja para tentar se hidratar. É preciso, preferencialmente, água. Com a transpiração perdem-se muitos eletrólitos como magnésio, potássio e sódio. Ao consumir bebidas alcoólicas é importante que intercale com o consumo de líquidos como água, água de côco, sucos e refrescos. Lembrando que a quantidade recomendada é estipulada com intenção de estimular a ingestão hídrica e lembrar sempre de beber a água.

Se você não tem muito costume de beber água, aqui vão cinco dicas de como se hidratar durante e após esta época do ano:

1 – Frutas: Elas são ricas em água como a melancia, o abacaxi, o morango e o kiwi, por exemplo. Além de hidratar, proporcionam uma sensação de refrescância, diminuindo a temperatura do corpo, amenizando o calor e ajudando ainda a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração. Ainda vale à pena consumir o açaí, que é servido geralmente gelado e refresca rapidamente o corpo.

2 – Água de coco: Tradicional e muito saborosa, ela é essencial para aproveitar melhor os dias de folia. Por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço, logo, vai te ajudar a aproveitar por mais tempo o carnaval e se curar da ressaca após a festa.

3 – Suco de frutas: Saudáveis, refrescantes e saborosos, você pode preparar um suco natural de frutas, congelar e levar para os blocos de rua ou na volta da festa. São nutritivos, ajudam a hidratar o corpo e acrescentam nutrientes necessários para o nosso bem estar e para fornecer energia. Lembre-se de consumi-lo assim que preparar ou pouco tempo depois para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural.

4 – Chá gelado: Para os adeptos da bebida, além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda a perder calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.

5 – picolé: Que tal preparar o seu suco de frutas favorito, colocar em palitos ou saquinho e congelar para levar para curtir com a família e amigos? Fácil, prático e muito saboroso, ele ajuda a hidratar, refresca e ajuda a nutrir o organismo, já que mantem as propriedades das fruta intactas.

O que vale é não esquecer de se hidratar para não perder a diversão com as consequências do calor. Aproveite!

Facebook Comments

Share This