Um dos mais antigos programas internacionais de rádio em estações NPR nos EUA, o Brazilian Hour, completou 40 anos de história em março (2018) e se tornou referência ao oferecer ao público ouvinte um rico e profundo sabor da cultura brasileira direto dos Estados Unidos.

Seu fundador, Sergio Mielniczenko, chegou em Los Angeles para estudar rádio e televisão no começo dos anos 70. Já em 1978, pouco depois de começar a trabalhar no consulado do Brasil, uma estação de rádio local procurou o órgão para a produção de um programa de música brasileira. Sergio abraçou a ideia e, desde então, lidera o Brazilian Hour.

Com a missão de proporcionar ao público mundial várias vertentes da cultura brasileira, o show é produzido em inglês, português, espanhol, francês e mandarim. Atualmente o programa de rádio é transmitido por cerca de 40 estações norte-americanas e em mais de 100 países, escrito e produzido por Mielniczenko desde o primeiro dia de 1978.

Localmente, o KXLU 88.9FM ainda é o lar da Brazilian Hour – todos os sábados e domingos, das 9h às 10h (horário de Brasília), e nacionalmente, o programa pode ouvir através de 40 estações NPR transmitidas toda semana. O programa está disponível, também, em aplicativos para celular e na internet, no site oficial. A atração aparece entre as 100 mais ouvidas das 5.000 estações da rede Live365.