Neste pequeno guia vou tentar mostrar a forma mais simples para o seu “plano de marketing social” funcionar. As etapas descritas neste guia rápido são uma ótima maneira de mergulhar nas mídias sociais. Mas lembre-se que uma boa campanha de mídia social é executada tendo em mente ferramentas que funcionem a longo prazo.

1 – Defina seus objetivos. Você está interessado em gerar tráfego para seu website? Está interessado em conseguir captar possíveis clientes interessados em seu produto ou serviço? Ou, quem sabe, esteja interessado em apenas consolidar a reputação e/ou qualidade dos serviços de sua organização? Bem, descubra o que quer e estará pronto para o passo 2.

2 – Entre na mente de seus clientes e potenciais clientes. Não inicie uma campanha de mídia social sem antes pensar porquê seus clientes ou clientes em potencial estão interessados ​​em se conectar com você. O que você tem para oferecê-los? O que eles aprenderão se conectando com você?

3 – Concentre suas energias iniciais em múltiplas plataformas. Comece criando um perfil da empresa no Linkedin. Por quê? Porque esta é a mídia social número 1 para empresas e também profissionais. Em seguida, crie uma página no Facebook e tente incluir conteúdo interessante que possa somar e não apenas vender algo. O próximo passo seria uma conta no Instagram (ou talvez, Twitter). Mas não faça nada disso sem ter o tempo necessário ou uma pessoa para gerenciar todas as mídias. Se você cria ou tem uma conta em alguma rede social e a ignora, só gera desperdício de tempo.

4 – Direcione o público para seus perfis do LinkedIn, Facebook, etc. Lembre-se, uma mídia social é semelhante a um canal de TV. É sua conexão direta com seus “espectadores”. Se planeja direcionar pessoas para seus canais, verifique se eles têm um motivo para ir até lá! Eles poderão participar de um sorteio ou promoção caso se conectem às suas redes? Eles serão direcionados para um website ou blog com conteúdo interessante?  Em que suas mídias sociais podem ajudá-los?

5 – Repita o passo 4. Sério. Não siga em frente até que você tenha repetido o passo 4 e gaste uma boa quantidade de energia levando as pessoas aos seus perfis e páginas de mídia social.

6 –  Alimente suas redes sociais com conteúdo regularmente. Agora que você direcionou um lote inicial de pessoas para seus perfis, é necessário atualizá-los continuamente com informações novas e postagens interessantes. Lembre-se de que seu objetivo é criar um relacionamento de longo prazo com seus clientes e clientes em potencial.

7 – Foque e planeje. Mantenha seus perfis iniciais em execução enquanto explora outras plataformas. Não queira estar em todas as mídias sociais sem ter tempo ou algum administrador para fazer o trabalho bem feito com duas ou três (no máximo) mídias sociais. Lembre de algo simples: melhor menos com qualidade do que mais que deixa a desejar.

8 – Novamente, lembre-se de que a chave é construir (ou reconstruir) relacionamentos com as pessoas antes de começar a fazer vendas de serviços ou produtos. Após o relacionamento ser estabelecido, você finalmente pode dizer ao cliente “eu mencionei que eu vendo livros inspiradores?” Ou “você viu nosso novo site de comércio eletrônico que vende café orgânico?”, etc.

O Conceito Chave

Não importa se você vende biquínis ou serviços de seguros, todos no mundo dos negócios são “agricultores” porque precisam plantar sementes hoje para ter uma colheita abundante amanhã. Abrace esse conceito.  Este guia rápido e inicial de marketing de mídia social oferece um formato muito simples, mas que estrategicamente, é muito efetivo.

Lembrete Final

As pessoas compram de você por apenas quatro razões: 1) Preço, 2) Serviço, 3) Qualidade e 4) Exclusividade. Mantenha esta simples verdade em mente ao desenvolver todas as suas campanhas de marketing, independentemente de serem ou não orientadas para mídias sociais.

Facebook Comments

Share This