Por Laís Oliveira

Privilegiada por natureza, a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, sudeste brasileiro, tornou-se há alguns anos roteiro ideal para amantes do turismo histórico, bem como de aventura e ecoturismo. Museus, cachoeiras, rios e muitas serras ilustram o ambiente ideal para a prática de esportes como caiaques, boiacross, escalada, rapel, mountain bike e trekking. Mas o destaque por lá não fica em terra nem em rio, mas sim no ar.

Isto porque a cidade mineira se tornou a Capital Mundial do Vôo livre. Valadares ganhou esse título após ter sido palco de grandes campeonatos de paraglyder e asa delta realizados, essencialmente, no Pico do Ibituruna. Com relevante fauna e flora e formações rochosas pontiagudas, o pico é constituído de uma área de preservação ambiental onde se pratica o voo livre por pessoas de várias idades e lugares do mundo e, além disso, é possível apreciar um belo pôr do sol diariamente.

O calor de Governador Valadares é um dos principais fatores que fazem da cidade palco de campeonatos nacionais e internacionais. As competições sempre acontecem no verão – entre os meses janeiro e março – porque a maioria dos lugares ideais para a prática do voo estão com o tempo nublado e muitas vezes chovendo nesta época.

Para quem quer conhecer um pouco da história do Brasil, o Museu Histórico do Município de Governador Valadares foi fundado em 1983 e abriga uma variada gama de objetos, com um acervo de mais de 1.200 peças, desde instrumentos de suplício (utilizados para castigar escravos), trajes litúrgicos antigos, aparelhos telefônicos, cerâmicas indígenas, documentos e fotografias até pequenas curiosidades como a cópia da Planta Original do Traçado da Cidade.

Escolher a melhor época do ano para visitar o município depende muito do que o turista espera do clima da região. Governador Valadares tem uma temperatura média de aproximadamente 24 horas, representados num inverno ameno e num verão parcialmente chuvoso. Caso procure por calor, o mês mais indicado para aproveitar a viagem é o de fevereiro, quando a temperatura sobe de maneira perceptível.

Os restaurantes, bares e demais cartões postais de Governador Valadares possuem, em sua maioria, um ótimo custo benefício, o que acaba cativando os turistas que chegam à região. Nos principais estabelecimentos gastronômicos da cidade é possível encontrar a conhecidíssima goiabada mineira, que tem a cidade como um de seus principais expoentes do produto, bem como pratos típicos feitos com o tradicional queijo mineiro. O frango com quiabo, outro prato típico mineiro, também pode ser degustado em alguns pontos de Governador Valadares.

Um fato interessante é que a cidade de Governador Valadares está no topo das cidades mineiras com mais imigrantes nos Estados Unidos que se concentram, especialmente, em Boston, Massachusetts. Nos últimos anos Boston vem recebendo uma quantidade considerável de mineiros, tanto que a expressão “Oncotô” = Onde que eu estou, uma corruptela do vocabulário mineiro, é facilmente ouvida pela cidade norte-americana. Governador Valadares está em primeiro lugar desta lista, sendo responsável por fazer da região metropolitana de Boston a maior comunidade de brasileiros dos Estados Unidos, com cerca de 350 mil brazucas.

Facebook Comments

Share This