Com funções e recursos parecidos com as de aplicativos similares como o Siri, dos iPhones e outros aparelhos da Apple, e o Cortana, da Microsoft, a assistente pessoal da Google é uma evolução do Google Now, mas com interação mais completa, inteligência artificial bem mais desenvolvida e, por isso, muitas novas possibilidades.

Desde as funções básicas esperadas, como realizar chamadas por comandos de voz, até algumas bem mais inesperadas, como contar piadas, a Google Assistente pode te acompanhar nos mais diversos momentos do dia a dia e, além de tudo, é grátis e nativa nos celulares com sistema Android, mas pode ser instalada também em iPhone (iOS).

Se você nunca utilizou a assistente, comece agora, pois é bastante simples. Para começar uma interação, basta dizer “Ok, Google”. Quando o app surgir na tela, você já pode fazer perguntas e dar comandos. A seguir listamos algumas funções do aplicativo que vão facilitar o seu dia a dia e que muita gente desconhece:

Conversões em geral

É possível pedir para a Google Assistente converter unidades, como gramas para quilos, quilômetros para metros, milhas para quilômetros e assim por diante, assim facilita sua vida em segundos e você perde tempo. Exemplos:

“Quantos quilômetros são cem milhas?”
“Quantos gramas têm em um quilo e meio?”
“Quantos metros têm sete pés?”

Mandar mensagem no WhatsApp

Use os comandos de voz com a Google Assistente para enviar mensagens texto ou áudio por meio do WhatsApp. Isso pode ser útil em casos que o usuário esteja ocupado, como durante a preparação de uma receita. Para se comunicar com a ferramenta, primeiro, diga: “envie um WhatsApp para…”, com o nome do contato desejado. Em seguida, a Assistente vai perguntar sobre o conteúdo da mensagem, então, você vai ditar e ela vai escrever. Por fim, basta confirmar.

Encontrar as melhores fotos da internet

Além de acabar com algumas dúvidas, a Google Assistente também encontra as melhores fotos para você, seja da cidade incrível que você quer conhecer, fotos de gatinhos para tirar o estresse do trânsito ou as suas fotos da galeria para mostrar aos amigos. Exemplos:

“Me mostre minhas fotos da viagem para Nova York”
“Encontre fotos de gatinhos”
“Me mostre fotos de praias na Tailândia”

Encontrar lugares próximos

Função muito prática para viagens ou mesmo para quando você está em uma área da cidade que não conhece tanto. A assistente virtual do Google pode ajudar a encontrar restaurantes, bares, lojas, parques, museus e outros locais próximos. Você pode perguntar, por exemplo, “onde fica a farmácia mais próxima?”, “quais são os pontos turísticos por perto?” ou “quais são os melhores restaurantes na região?”.

Consultar o dicionário

O aplicativo promete tirar todas as dúvidas com o suporte da ferramenta ao dicionário, inclusive o assistente já entende várias línguas, incluindo o português brasileiro e responde sem dificuldades. Caso tenha ouvido ou lido uma palavra desconhecida e queira descobrir o que significa, basta dizer: “defina…”, “qual é a definição de…?” ou “o que significa…?” mais o termo em questão. Em seguida, o aplicativo irá exibir as definições e os sinônimos mais comuns para a palavra de forma prática.

Facebook Comments

Share This