As tensões da vida moderna e o corre corre do trabalho, comum para qualquer profissional desde o mais simples até o mais graduado, acabam gerando o temido e perigoso estresse. E, entre outras coisas, o estresse acaba marcando nosso rosto, deixando nossos músculos faciais flácidos, caídos, aparentando o peso da idade e o cansaço da batalha do dia a dia.

Para Barttira Bravo, personal facial trainer com 12 anos de experiência, aparência é fundamental, principalmente para o mercado de trabalho. “O rosto é nossa identidade física, e precisamos de uma aparência agradável para participar de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, diz Bartira. Com uma técnica baseada no trabalho da americana Marjorie Craig, que, na década de 70 escreveu o livro “Corpo sem Idade”, Bartira vem se dedicando a melhorar não somente a aparência física das pessoas, mas também, sua auto-estima através dos exercícios de ginástica facial.

Para quem pensa que a ginástica facial é utilizada somente na prevenção do envelhecimento está muito enganado. Ela é utilizada também para pessoas que seguem programas de emagrecimento; atletas que desejam não somente tonificar o corpo como também o rosto, harmonizando-se como um todo; na manutenção de cirurgias plásticas e, principalmente, para portadores de paralisia facial.

Mas ter boa aparência não é apenas privilégio dos jovens. Para que isto aconteça, precisamos também de um rosto harmônico, descontraído e com músculos firmes, fazendo com o rosto o que fazemos com o corpo: ginástica. Só movimentos bem coordenados tem realmente o poder de melhorar a aparência. Mais que isso, a ginástica facial é um projeto de vida. É relaxante e ajuda a quebrar a rigidez interna. Pessoas que gostam mais de si têm mais confiança e se relacionam melhor com o mundo.

Para isso, bastam de 15 a 20 minutos diários diante de um espelho. E não importa se é o espelho do banheiro, o espelhinho de mão, do pó compacto ou até mesmo do carro. A ginástica facial pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar. Só depende de nós mesmos. Então, o que está esperando? Vá para a frente do espelho e comece já a praticar os seus 15 min de exercícios diários. Confira abaixo como fazer e com certeza, você vai sentir a diferença.

1 – Espremer bem os olhos, segurar de 5 a 7 tempos e voltar a posição inicial lentamente. Repetir o movimento 5 vezes.

2 – Arregalar bem os olhos (abrir bem abertos) e levantar as sobrancelhas e a testa (tudo ao mesmo tempo). Segurar 5 a 7 tempos e repetir 5 vezes.

3 – Fazer um sorriso bem largo e bem forçado para os lados. Segurar e voltar lentamente. Repetir 5 vezes. Fazer os exercícios diariamente.

Facebook Comments

Share This