A partir desta quarta-feira (05), usuários do Facebook terão uma novidade ao acessar a rede. Trata-se da inclusão da opção para denunciar prática de vingança pornô pela mídia social. O  sistema funcionará não só no site, mas também no Instagram e no Messenger.

Mas o que é a “vingança pornô”? Esse termo foi dado ao compartilhamento de imagens íntimas ou sexualmente explícitas sem consentimento da vítima e como forma de promover extorsão ou humilhação de alguém. Esta prática afeta principalmente mulheres; algumas são alvo de ex-parceiros. Muitos alvos deste tipo de vingança sofrem discriminação e sofrem com piadas e brincadeiras de mau gosto, algumas pessoas desenvolvem depressão após o acontecido e já houve casos até de suicídio.

Diante desta situação, o Facebook está adicionando, a partir desta quarta-feira (05), ferramentas ao seu serviço para tornar mais fácil para usuários denunciarem atos de “vingança pornô” e para impedir automaticamente que as imagens sejam compartilhadas de novo. Os usuários que compartilharem imagens de vingança pornográfica poderão até ter suas contas suspensas na rede social, afirmou a companhia.

Primeiro, você poderá denunciar uma imagem compartilhada sem autorização no Facebook clicando na seta de três pontos. O conteúdo vai então ser analisado por uma equipe de especialistas e remover caso a foto esteja fora dos padrões de comunidade. A conta que compartilhou a imagem também pode ser suspensa.

A empresa também lançará um processo automático para impedir um novo compartilhamento de imagens já denunciadas. Um software de análise de imagens vai manter as fotos fora da rede social, bem como do serviço de fotos Instagram e do bate-papo Messenger.

O Facebook foi processado nos Estados Unidos e em outros países por pessoas que afirmam que a empresa deveria ter feito mais para impedir a prática. A companhia deixou claro em 2015 que imagens “compartilhadas como vingança” são proibidas e os usuários já têm recursos para denunciar fotos e vídeos que violem os termos da rede social.

Facebook Comments

Share This