Invisto em Marketing ou Recuo? Essa é uma pergunta que surge na cabeça de muitos donos de pequenos negócios quando o ano não está favorável para a economia e investir se torna um risco que muitos não estão dispostos a correr.

Num cenário como este, muitos profissionais liberais, donos de pequenas empresas e até mesmo alguns freelancers possuem uma dúvida em comum: é uma boa hora para investir em campanhas ou é hora de recuar? Mantenho os meus investimentos em marketing ou não?

Questões complicadas como essas podem ser mais facilmente respondidas com outra pergunta (por mais estranho que isso possa parecer): se a sua empresa não vender, não faturar, como você a manterá?

O fato é que o receio quanto ao investimento é natural nessas ocasiões. No marketing, porém, esta pode ser a melhor hora para os empresários mais visionários e astutos. Com o mercado relativamente em baixa, os seus concorrentes podem pensar em não investir, e aí pode estar a melhor das oportunidades!

Os investimentos em marketing – seja focado em campanhas, anúncios, publicidades, ações de fidelização ou até mesmo na geração de conteúdo – são contínuos e imprescindíveis para as empresas que querem aumentar a sua visibilidade no mercado em que atuam.

A palavra-chave do momento é “otimizar”. O que aconselhamos é a otimização da verba. Focar aonde os resultados são mais factuais, ou seja, onde temos a certeza da geração de bons negócios a curto prazo. Mas o investimento a longo prazo não deve ser esquecido. Ele deve ser feito como sempre, mas com um melhor controle dos custos.

A dica é sempre considerar uma porcentagem para esses investimentos. É quase uma conta fixa, como um imposto, por exemplo. Se você já faz isso, aumentar essa porcentagem pode ser uma opção. Assim, você poderá manter o seu faturamento intacto.

Esteja sempre atento ao mercado e às novidades que podem transformar seu negócio. Há muitos profissionais na área prontos para te auxiliar e fazer um  estudo de cada específico para você e fornecer as ferramentas certas para sua empresa crescer.

Lembre-se: “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos”. – Philip Kotler

 * Para uma consulta grátis sobre estratégias de marketing e soluções offline e online para você e/ou sua empresa nos Estados Unidos (ou no Brasil interessada no mercado dos EUA) ligue 1(805)245-5615 ou www.kisuccess.com