Ao se casar com um norte-americano em 2007, no Rio de Janeiro, depois de ter namorado por 4 anos “à longa distância”, mas incluindo uma temporada de um ano em Los Angeles, a jornalista e fotógrafa Aryadne se estabeleceu de vez na Califórnia a partir de 2009. Depois do casamento ela teve que esperar um ano no Rio enquanto trabalhava em um bom emprego no setor de comunicação.

Sua nova vida de casada nos Estados Unidos começou em 2009 e ela deixou emprego, família e amigos para trás. Era a hora de conhecer e vivenciar uma nova cultura e tudo que essa experiência poderia trazer inclusive um novo idioma.  E foi durante esse período que, por acaso, ela descobriu a fotografia. Seu amor pela arte de fotografar começou num momento especial em que se adaptava a sua nova realidade.

“Insegura com o idioma, eu dediquei boa parte do meu tempo capturando momentos: familiares, paisagens, viagens, pessoas. Percebi que tinha talento e muita vontade de trabalhar. E assim dei meus primeiros passos na fotografia de família”, revelou a nativa de Porto Velho, Rondônia, mas que aos quatro anos se mudou para o Rio.

Com o sucesso que suas fotos começaram a fazer, os amigos passaram a procurá-la para pedir ajuda com fotos bem produzidas para registrar momentos inesquecíveis de seus filhos e álbuns de família. Mas em 2012 Aryadne engravidou e precisou dar uma pausa no trabalho para se dedicar à maternidade. Foram três anos de dedicação à criação e educação da filha. Sobrava pouco tempo, mas ela se educava e aprimorava seu aprendizado na área da fotografia e da comunicação visual.

Em 2015, e com a filha já com três anos indo para a escolinha, ela começou a prestar mais atenção nos sinais que a vida lhe proporcionava. Nessa época surgiu a oportunidade de participar do evento “Desafios da Mulher Imigrante”, um encontro promovido pelo Consulado Brasileiro de Los Angeles. “Eu fiquei impressionada com aquilo que estava acontecendo, pois eu mesma me sentia uma imigrante com desafios e barreiras que tinha que ultrapassar. O networking do evento me deu a oportunidade de conhecer novas pessoas e consequentemente uma porta para o voluntariado”, revelou Aryadne.

Ela se refere ao Conselho de Cidadãos, que serve de apoio aos Consulados Gerais do Brasil ao redor do mundo, Idealizado pelo Itamaraty anos atrás. “O Conselho se tornou minha maior escola: passei a me engajar com pessoas interessantes e estava diante uma proposta de ajudar nossa comunidade. Foi também uma oportunidade de colocar em prática minhas qualidades como profissional e ativista”. Não demorou muito para Ary ser indicada para a presidência do Conselho de Cidadãos. “A partir daí,  no final de 2016, meu maior objetivo passou a ser o de ajudar brasileiros a ultrapassar etapas de adequação com a imigração, promover um movimento de união e mudança de atitude”.

As coisas foram acontecendo naturalmente e, em um dado momento, a jornalista e fotógrafa passou a fazer fotos comercias e descobrir uma nova possibilidade dentro do setor de comunicação e marketing – a área criativa, na qual o “branding” da imagem como profissional é de extrema importância.

Seu próximo passo foi perceber a necessidade de networking em um local mais conveniente e centralizado. Foi quando, em 2017, teve a ideia de criar o Orange County Brazil Business Club para promover eventos de network para a comunidade de O.C. Em setembro de 2018 serão 20 encontros em 20 meses. ou seja, encontros mensais onde o idioma oficial é o inglês e em formatos diferenciados que podem ser entre 20 até 80 pessoas.

Após quase uma década vivendo longe do Brasil, conhecendo e criando laços nos EUA, ela revela que é preciso ter disciplina para ser bem-sucedido. “Nos EUA eu aprendi que nossos valores fundamentam nossa imagem. Não adianta ser um profissional altamente qualificado não tendo valores como excelência, determinação e transparência”, afirmou Aryadne. Atualmente, ela faz parte dos grupos O.C Brazil Business Club, Conselho de Cidadãos do Sul da Califórnia e da Brazil-California Chamber of Commerce. www.collaborebrands.com

Facebook Comments

Share This