Por Laís Oliveira

Escondidinha no município de Itacaré, ao Sul da Bahia, encontra-se a belíssima praia de Piracanga, que, por sua vez, abriga uma comunidade super especial: o projeto sustentável Ecovila Piracanga. A comunidade nasceu do sonho de um grupo de pessoas que desejavam viver em comunhão com a natureza, interior e exterior, e que hoje conta com uma comunidade de várias nacionalidades.

O nome Piracanga foi dado pelos seus primeiros habitantes e, em tupi, significa “Fogo Velho”, em uma referência às muitas passagens de água doce que escorrem tranquilas, paralelas ao manguezal, a caminho do mar. Situada entre os municípios de Itacaré e Maraú, em um Santuário Ecológico constituído de restingas da Mata Atlântica e manguezais, Piracanga é um destes lugares mágicos que desperta admiração e sensações únicas. Apesar do lado espiritual e do clima de paz que o local propõe, ele também reúne atrativos para quem busca turismo ecológico e de aventura, com pontos especiais para a prática de canoagem e stand up.

Foi neste ambiente que, há alguns anos, desenvolveu-se o turismo ecológico, a partir da inauguração da Linha Verde. Depois da construção desta estrada, que interliga todos os pontos turísticos da Costa do Cacau, o lugar começou a ser preparado com infraestrutura hoteleira com a construção de um Centro de Cura, uma Ecovila e uma Comunidade conhecida como Eco-Village Piracanga.

O destino passou a ficar mais conhecido através da Ecovila Piracanga e de sua respectiva proposta de uma vida sustentável no local. Em pleno século 21 e rodeados por tecnologia, hábitos de vida não tão saudáveis e uma vida corrida, este lugar recebe de braços abertos a cada ano novos moradores que buscam nos princípios da fraternidade, tais como a solidariedade, a generosidade, a colaboração, a cooperação, o respeito, o apoio mútuo e a troca, uma forma de viver em paz e com harmonia, cercados de boa energia. Esse tipo de comunidade é uma tendência mundial, menos tecnológica, do conceito “sharing economy”, onde as pessoas dividem bens, produtos e serviços.

A comunidade local acredita na missão espiritual que a Ecovila proporciona: um lugar de evolução e crescimentos constantes, sem limite onde a vida em comunidade, com respeito à natureza e com serviço constante, são à base de tudo. Neste espaço comunitário, as pessoas podem descobrir, através de cursos, seminários, retiros e workshops, maneiras de trabalharem individualmente e em grupo no seu desenvolvimento e transformação pessoal.

Além do despertar da consciência humana, o local tem como um dos seus objetivos a preservação ambiental e o constante aprendizado sobre a fauna e a flora. Isto, na comunidade, significa minimizar o uso de recursos e consumo, protegendo os animais; cuidar dos próprios resíduos, e ter consciência da importância do recurso da água, usando produtos e processos que estão nessa harmonia com o desenvolvimento sustentável e ecológico.

Em Piracanga, tudo que necessita de eletricidade, funciona através da energia solar, sua principal aliada, por ser limpa e renovável. Ela garante o funcionamento das bombas d’água e dos aparelhos elétricos e eletrônicos e a iluminação das casas. Por placas fotovoltaicas é captada essa energia que é armazenada em baterias. As casas da comunidade e de toda a ecovila possuem sistemas autônomos e tem essa fonte energética como forma única. O centro possui um sistema próprio, de placas e baterias e usa geradores movidos a diesel, para uso de aparelhos pesados e para os dias sem sol.

Há internet vinda de Itacaré e é possível usar computadores, celulares e alguns eletrodomésticos, desde que com atenção e cuidados para não sobrecarregar a energia, de uso comunitário, ou usar sem necessidade. Por isso é pedido que, se possível, os moradores carreguem seus utensílios eletrônicos durante o dia e que não deixem nenhuma luz acesa, e sem uso, nos dormitórios, cômodos internos e externos das casas.

A Ecovila possui mais de 40 casas construídas com mais de 200 pessoas, de nacionalidades diferentes, que vivem no local. Se seu intuito é apenas fazer turismo e conhecer o local, você poderá se hospedar na comunidade e, durante sua estada, ter a oportunidade de passear e conhecer integrantes da vila, sempre respeitando o espaço privado de cada família.

Sempre há o que se fazer em Piracanga. No centro é oferecida uma grande diversidade de cursos, retiros e vivências. Você também pode experimentar terapias no Espaço Cura, servir em algum dos Projetos locais e aproveitar os espaços comuns de Alimentação. Geralmente acontecem vivências coletivas como: danças circulares, esportes e música.

Se você busca tranquilidade e relaxamento, com certeza é seu destino certo. E se estiver à procura também de uma vivência espiritual, a Ecovila conta com um Centro Holístico dedicado à espiritualidade. O objetivo é inspirar a humanidade a ser feliz, livre, e de poder realizar seus sonhos, pois os moradores acreditam que qualquer transformação que queremos fazer no mundo deve começar a partir de nós mesmos.

Para quem quer praticar o desapego material e viver em um ambiente que preza pela consciência coletiva e a harmonia com as outras pessoas, a natureza e os animais, este é o local ideal para morar, ou pelo menos, vivenciar – se você quer apenas se desligar momentaneamente da vida corrida dos grandes centros e praticar uma nova experiência de vida. A Bahia é conhecida como a terra da magia e sem dúvida um paraíso turístico. Já Piracanga é tida como um lugar mágico e cheio de boas vibrações. Boa viagem!

Facebook Comments

Share This