É mais comum do que se imagina: muitas pessoas tentam entrar numa dieta e falham por não conseguirem alcançar seus objetivos. Daí surge outra dieta da moda e novamente a pessoa “se joga” com tudo e é certo que será uma nova tentativa frustrada. Isto acontece porque a dieta é muitas vezes abordada a partir da mentalidade de falha iminente. Explicaremos a seguir.

Uma lenda do mundo dos negócios nos EUA, Henry Ford, disse uma vez: “Se você acha que pode ou acha que não pode, você sempre estará certo”. Se você acha que vai falhar nessa dieta, está se entregando ao fracasso antes mesmo de privar-se da primeira mordida da sua comida favorita. Pense nisso antes de começar qualquer meta porque apenas um verdadeiro masoquista pode sentir prazer em perpetuar esse ciclo vicioso sem nunca parar de se perguntar o porquê de nenhuma das outras dietas ter funcionado até agora.

Henry Ford também disse que “o fracasso é apenas a oportunidade de recomeçar de forma mais inteligente”. Caso você esteja questionando essas palavras, eu diria que elas são bastante profundas e fazem sentido. Porém se você não examinar as razões de suas metas se transformarem em fracassos, certamente estará se condenando a repeti-los e, se já está planejando fracassar, por quê diabos você tentaria?

Você é a única pessoa que pode controlar sua necessidade de comer. Você é o único que pode prestar atenção em si mesmo e notar quando está comendo para se satisfazer emocionalmente e quando está comendo por necessidade. Você é o único que pode assumir a responsabilidade pela condição em que se encontra. Existem exceções médicas, mas mesmo nessas situações, se você está tentando fazer dieta após dieta e fracassando de novo e de novo, então você deve, em algum momento, perceber que é bem provável que não são as dietas que não estão funcionando.

Todos nós devemos ser responsáveis ​​por nossos sucessos e fracassos na vida. E não é diferente quando se trata de fazer dieta. Há poucos sentimentos tão bons no mundo do que alguém notar e elogiar seus esforços. Se você é muito obeso, infelizmente, pode levar um pouco mais de tempo para que as pessoas realmente percebam o peso que você perdeu. Muitos homens e mulheres desistem simplesmente porque ninguém notou e isso é uma vergonha incrível para eles. Dê às suas práticas de dieta uma oportunidade de trabalhar antes de decidir que elas são um fracasso e você poderá até se surpreender com um sucesso estrondoso.

A verdade é que muito poucas pessoas se responsabilizam por suas metas de dieta e perda de peso. Ou seja, muita gente está desistindo sem realmente se incomodar em se esforçar. Se você tem um problema com o termo “responsabilidade”, talvez seja melhor fazer dieta com um parceiro, um amigo, um familiar. Isso te ajuda não apenas a definir metas, mas também entender e superar desafios ao longo do caminho. Seu companheiro de dieta também pode se beneficiar da parceria, uma vez que será desafiado e sentirá a necessidade de ter um desempenho melhor do que se estivesse fazendo dieta sozinho.

Mantenha-se responsável por sua dieta e suas metas estabelecidas de perda de peso, pois só assim irá alcançar resultados duradouros. Se você não teve sucesso numa dieta no passado, então talvez seja hora de trazer algum grau de responsabilidade para a situação e fazer acontecer.

Atingir metas de longo prazo é uma atividade de momento, isto mesmo. Você não pode mudar o que aconteceu no passado, mas pode influenciar o que acontecerá no futuro, concentrando-se em atingir as metas que você definiu para si mesmo todos os dias. Faça o melhor que puder com o que você tem em mãos agora. Se você fizer isso, o futuro cuidará de si mesmo. Apenas faça! Na verdade, melhor dizendo, faça acontecer em 2019!

Facebook Comments

Share This