Quando se planeja uma viagem de avião, ou mesmo um cruzeiro, é preciso ficar atento à quantidade de dias fora de casa e a quantidade de malas que irá levar. A bagagem despachada são as malas maiores que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues na hora que você faz o check-in no aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro na chegada. Quando o passageiro despacha a mala, ele recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso da mala se extraviar (não chegar no destino).

Já a bagagem de mão, famosa “carry-on”, é uma mala menor que o passageiro tem direito a a levar consigo, seja ela uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos, remédios, etc. Na hora do check-in, essa bagagem pode ser pesada ou medida pela companhia, conforme os limites estabelecidos pela lei.

No Brasil, com as novas regras da Anac, o limite de bagagem de mão oferecido pelas companhias aéreas aos passageiros deve ser de no mínimo 10kg para voos nacionais e internacionais. Antes da Resolução, o peso da bagagem de mão era de no máximo 5kg.

Nos EUA, no geral, a maioria das pessoas pode levar a bordo uma mala de mão de tamanho completo e um item pessoal de graça, mas essa regra pode mudar de acordo com o tipo de passagem adquirido a empresa pela qual vai viajar. Dependendo da situação, a pessoa com uma bagagem de mão fora das regras da empresa será obrigada a despachar a mala e pagar a taxa referente, além de uma taxa de manuseio de US $ 25. O pagamento é somente por cartão de crédito.

Se você está planejando viajar e pretende levar pouca coisa, vamos te dar boas dicas do que levar em sua bagagem de mão e, assim, te ajudaremos a economizar na hora de viajar de avião ou, por exemplo, durante um cruzeiro. A bagagem de mão nos dá a praticidade de não precisarmos esperar na fila de retirada de bagagem e, caso os planos mudem diante de um imprevisto, podemos ajustar instantaneamente nosso dia sem nos preocuparmos se uma mala despachada vai ser extraviada ou não.

Nos cruzeiros, uma bagagem de mão completa nos dá tempo e ainda podemos relaxar à beira da piscina antes que a maioria dos passageiros tenha sequer recebido suas bagagens, e estamos entre os primeiros a desembarcar no final da viagem. Ah, e não temos que pagar as taxas de bagagem despachada que a maioria das companhias aéreas domésticas cobra agora.

“Como você faz isso? Especialmente em um cruzeiro ou viagem muito longa?”, perguntam os amigos. Se você seguir alguns princípios básicos, também vai conseguir:

Coordenada de cores. Escolha uma ou duas paletas de cores, misture e combine calças, camisas, blusas e bermudas. No avião ou no trem, use uma jaqueta ou blazer que combine com tudo. Combine peças de cima ou de baixo com lenços, joias ou gravatas, em resumo, poupe espaço!

Use seus sapatos ou botas mais pesadas. Embale um ou dois pares; encha-os com meias, bijuterias (nunca muito valiosas), ou outros itens e coloque-os em sacos para que eles não sujem misturados com outras peças de vestuário.

Escolha tecidos leves e laváveis que não amassem facilmente. Você pode lavar roupas na pia do seu quarto, usar o xampu do hotel e pendurá-las para secar durante a noite.

Roupa para qualquer clima. Se você estiver viajando para lugares com diferentes climas, leve uma blusa e roupas íntimas leves para os locais mais quentes. Jaquetas ou casacos pesados para os mais frios; aqueles com revestimento zip-out são ideais.

Faça com que uma peça sirva para duas ocasiões. Sapatos de ginástica podem ser sapatos de caminhada; uma camiseta pode ser usada como capa de roupa de banho.

Vá vestido de maneira informal. Mesmo as noites “formais” em navios de cruzeiro não são tão vistosas como em tempos passados, mas para ocasiões que exigem roupas mais extravagantes: os homens podem emparelhar um terno escuro com uma camisa de estilista e adicionar uma gravata borboleta; as mulheres podem usar um body ou blusa rendada com um terno ou levar um vestido preto clássico.

“Mas as pessoas não vão se cansar de me ver vestido do mesmo jeito?”, perguntam alguns. Lembre-se, você está viajando – provavelmente você não verá as mesmas pessoas nem por dois dias seguidos. E se você estiver em uma excursão ou cruzeiro, confie em nós – ninguém se importará. Todos simplesmente ficarão com inveja do fato de você estar viajando com pouca mala enquanto eles carregam malas pesadas e enfrentam filas para esperá-las.

 

Facebook Comments

Share This