Para aqueles que não sabem, a data 20 de novembro representa o Dia da Consciência Negra no Brasil,  que é um feriado facultativo adotado em mais de 1000 cidades brasileiras, mas cabe aos estados e municípios decidirem se oficializam a data. Este dia é muito importante e serve como reflexão em relação à introdução dos negros na sociedade brasileira. Tem como finalidade fazer o brasileiro pensar na grande jornada e batalha que os negros enfrentaram contra o preconceito racial dentre outros diversos problemas, e lembrar a forte influência deste povo na formação da identidade cultural brasileira.

A escolha do dia 20 de novembro é em memória à morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no país. Anteriormente, essa data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, mas desde a década de 70, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A data é um marco e é sempre lembrada. Em 2013, por exemplo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) prestou uma homenagem ao dia da consciência negra lançando uma edição especial de selos com a imagem do Parque Memorial dos Palmares, considerado a maior referência africana das Américas. Com tiragem de 300 mil exemplares, milhares de selos e cartões foram emitidos e podiam ser comprados nas agências e também na loja virtual dos Correios.

A população branca era maior do que a negra no Brasil até meados do ano 2000. Mas entre 2012 e 2016, o número de brasileiros que se autodeclaram pretos aumentou 14,9% no país, no entanto, o número de pardos ainda é o maior de todas as etnias. No mesmo período, também cresceu a quantidade dos que se consideram pardos, enquanto diminuiu o percentual de brancos na população.

Em 2016, a população brasileira saltou para 205,5 milhões de habitantes, e os brancos deixaram de ser maioria, representando 44,2% (queda de 1,8%). Os pardos passaram a representar a maior parte da população (46,7%) – aumento de 6,6%– e os pretos são agora 8,2% do total de brasileiros.

Gostaríamos de exaltar a riqueza das origens africanas que influenciaram o Brasil como um todo, desde o que a maioria dos brasileiros comem no dia a dia de hoje à musica que tanto gostamos. Orgulhosamente defendemos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afrobrasileiros e apoiamos qualquer  ação  ou manifesto contra à discriminação e ao preconceito racial.

No Brasil, escolas e diversos grupos promovem palestras, atividades educativas e desfiles em torno do tema. Nos EUA, essas atividades são endorsadas e promovidas por diversos centros culturais e academias de capoeira como é o caso do Brasil Brasil Cultural Center em Culver City/Los Angeles e tantos outro

Alguns Brasileiros Negros Notáveis:

Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Djavan e Milton Nascimento (Cantores); Pelé, Ronaldinho,Daiane dos Santos e Anderson Silva (Esportistas); Lázaro Ramos, Zezé Mota e Milton Gonçalves (Atores); Joaquim Barbosa (Ex-Presidente do STF).

Facebook Comments

Share This