O caruru é dos pratos típicos da Bahia e possui claramente influências africanas e indígenas. Ele é considerado uma oferenda que é oferecida ao Orixá Xangô com o nome de Amalá e também aos Ibejis. Por conta do forte sincretismo, esse prato também é utilizado em um evento religioso católico homenageando seus dois santos São Cosme e São Damião.

Em todos os restaurantes Baianos, as sextas-feiras, e também aos sábados, servem caruru sempre acompanhado de vatapá, outro prato que faz parte da culinária baiana. Esse tradicional prato é servido com arroz branco, mariscada, Galinha de Xinxim, uma bela Moqueca de peixe, bacalhau. Aproveite e aprenda a receita abaixo!

Ingredientes

1 kg de camarão fresco
250g de camarão seco
1 kg de quiabo
100g de amendoim torrado e moído
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de azeite de dendê
1 cebola
3 tomates
1 dente de alho
1 folha de louro
3 colheres (sopa) de cheiro verde
Sal
Coentro

Modo de Preparo:

Descasque e moa os camarões secos. Raspe com uma faca o quiabo, lave e corte em rodelinhas. Leve ao fogo, em uma panela, o óleo, a cebola ralada, o alho amassado, os tomates picados, o coentro e o louro. Refogue bem e acrescente os camarões frescos, os secos e o quiabo.

Agora junte o cheiro verde e deixe cozinhar em fogo brando. Se necessário, adicione um pouco de água. Quando estiver cozido, se quiser, junte o amendoim para engrossar. Cozinhe mais um pouco e ponha o dendê. Sirva com arroz branco ou com arroz de Hauçá.

Facebook Comments

Share This