034Outras pessoas podem oferecer ajuda para preencher formulários com boas intenções, mas não são qualificadas para prover aconselhamento sobre leis de imigração e procedimentos. Abaixo nos expomos alguns fatos importantes para o seu conhecimento baseados nas informações do próprio site do governo federal americano/imigração.

Quem pode me ajudar com a minha causa com o Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS)?

Você sempre pode se representar diante do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS). Muitas pessoas, incluindo membros da família, podem estar dispostas a ajudá-lo a preencher os formulários do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) com a informação concedida por você. Essas pessoas podem ajudá-lo de graça ou por uma pequena taxa. No entanto, apenas pessoas qualificadas podem dar-lhe aconselhamento jurídico ou representá-lo diante do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS).

Aconselhamento jurídico pode incluir:

• Como responder perguntas dos formulários de imigração e
• Quais são as opções de imigração disponíveis para você.

De acordo com a lei, as únicas pessoas que podem prover aconselhamento judicial ou representação diante do USCIS são:
• Advogados e
• Representantes não advogados aprovados pela BIA.

Para mais informações sobre advogados e representantes aprovados pela BIA, visite o site www.uscis.gov/avoidscams.

Sob a supervisão direta de um advogado, representante aprovado, ou membro do corpo docente em alguns casos, certos estudantes de direito e estudantes de pós-graduação de direito de universidades creditadas pela lei americana podem dar aconselhamento jurídico sobre questões de imigração. Esses estudantes e graduados não podem receber dinheiro pelos seus serviços. Visite: www.uscis.gov/avoidscams para mais informação.

Notários, cartórios e consultores de imigração não podem fornecer aconselhamento jurídico ou representá-lo diante do USCIS. Em alguns países, todos os notários são advogados. Isso não se aplica nos Estados Unidos. Os notários nos Estados Unidos não precisam ser advogados e não têm a mesma autoridade para dar conselhos jurídicos como oficiais de cartório em outros países.

Como achar um advogado ou representante aprovado pela BIA de graça ou de baixo custo?

Para uma lista de serviços jurídicos de graça ou de baixo custo, visite: www.uscis.gov/avoidscams ou ligue: USCIS 1-800-375-5283.

Como posso saber se a pessoa que está me ajudando é autorizada a prover aconselhamento jurídico?

Para informação sobre como verificar se um advogado ou representante aprovado pela BIA é qualificado para representá-lo diante do USCIS, visite www. uscis.gov/avoidscams. Para descobrir se alguém é um representante certificado pela BIA, você pode visitar um escritório local do USCIS ou verificar a lista atual de indivíduos aprovados no site da BIA www.justice.gov/eoir/statspub/raroster.htm.

Quais são alguns golpes comuns de imigração?

Fraudadores muitas vezes fazem promessas que são boas demais para ser verdade. Eles podem dizer que possuem uma relação especial com o governo, ou que podem dar-lhe um benefício como um green card ou permissão de trabalho rapidamente, ou que eles podem conseguir benefícios para os quais você não é elegível. Às vezes, websites que parecem ser profissionais podem ser fraudulentos. Fraudadores também fazem propaganda por telefone, livros, panfletos e em placas em lojas, bem como podem tirar vantagem de estações de rádio e jornais para fazer propaganda na mídia. Podem, ainda, ser recomendados por alguém que você conhece. Seja cuidadoso. Antes de ir até alguém para aconselhamento de imigração, verifique se ele/ela é um advogado ou um representante aprovado pela BIA.

O que eu posso fazer se sou uma vítima de golpe de imigração?

Se você ou um conhecido é vítima de um golpe de imigração, considere notificar a Comissão Federal de Comércio (FTC) no site www.ftc.gov/complaint ou 1-877-382-4357. Você também pode relatar fraudes de imigração ao escritório do procurador-geral, a outras agências do estado ou à ordem dos advogados apropriada. Existem leis que proíbem fraudes de imigração. Informe-se sobre a lei no seu estado e como relatar fraudes no site www.uscis.gov/avoidscams.

Proteja-se e à sua família de fraudes de imigração. Informe-se e ache assistência jurídica no site www.uscis.gov/avoidscams ou ligando para o USCIS no número 1-800-375-5283.
Você pode comunicar-se com o Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) sobre seu caso. Se você optar por um representante, esteja ciente de que apenas certos indivíduos podem prover aconselhamento judicial em questões de imigração ou representação diante do USCIS.

Dicas para Você Lembrar:

• Obtenha informações de sites oficiais do governo. Endereços eletrônicos de agências federais do governo têm “.gov” e não “.com”;

• Exija recibo quando você pagar alguém para ajudá-lo a preencher os formulários;

• Verifique se a pessoa que está dando aconselhamento jurídico e representando-o diante do USCIS é um advogado ou representante certificado pela BIA;

• Mantenha todas as cartas da BIA em local seguro. Sempre faça cópias de todos os documentos que foram preparados ou enviados para você e mantenha uma cópia do seu aviso de recebimento do USCIS. Esse recibo é prova de que o seu pedido ou petição foi recebido pelo USCIS;

• Confira instruções em formulários do USCIS para taxas de depósito e outros requisitos;

• Confira o andamento de seu caso gratuitamente no www.uscis.gov ou ligando no número 1-800-375-5283;

• Se você foi vítima ou souber de alguém dando algum golpe na sua comunidade, envie um relatório de atividades ilegais ou golpes de imigração para o FTC, escritório do procurador geral de seu estado ou à associação de advogados de seu estado;

• Não pague para preencher os formulários do USCIS. Todos os formulários do USCIS são gratuitos e disponíveis no site www.uscis.gov ou no escritório do USCIS local;

• Não assine formulários em branco. Tenha certeza de que todos os formulários estão completamente preenchidos antes de assiná-los;

• Não deixe seus documentos originais com ninguém;

• Não assine documentos que você não entende. Antes de assinar qualquer formulário de imigração, leia-os cuidadosamente e esteja certo de que os entendeu.

* Fonte: uscis.gov

Facebook Comments

Share This