Por Laís Oliveira

Foto /Cortesia: Hugo Yuri/Prefeitura de Conde, Paraíba.

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas belíssimas praias de águas cristalinas, em sua maioria, e de tons que vão do verde ao azul, além de uma areia fina e clara, coqueirais e fauna marítima única. Um dos estados que faz jus à essa descrição é a Paraíba. Por lá uma praia em especial se destaca, a famosa Tambaba. Ela atrai anualmente cada vez mais turistas por algumas características bastante específicas e interessantes.

Localizada no município de Conde, a aproximadamente 30 km do sul da capital João Pessoa, Tambaba é o local predileto dos adeptos do naturismo no Nordeste, sendo considerada a primeira praia do tipo na região. Tanto que foi reconhecida, em 2018, pelo governo do estado como “Área de Especial Interesse Turístico e Ecológico para a prática do naturismo”.

E a regra por lá tem que ser obedecida:  é preciso tirar a roupa inteira e ficar como veio ao mundo para aproveitar a beleza local. Repleto de mata nativa e de rochas ao seu redor e dentro do mar, o local tem um cenário de tirar o fôlego para aqueles que perdem a vergonha e aceitam ficar nus.

A praia é dividida em dois setores: um aberto para todo o público e outro apenas para naturistas; os dois setores são divididos por uma escada de acesso, na qual ficam pessoas que zelam pelo cumprimento das regras. Funciona assim: o naturismo é proibido no setor de acesso público e é obrigatório no setor de naturismo; ou seja, não se pode, salvo algumas exceções, optar por ficar vestido no setor de naturismo.

Foto /Cortesia: Hugo Yuri/Prefeitura de Conde, Paraíba.

Para acessar qualquer setor não precisa pagar nada, mas por lá existe uma caixa de coleta de contribuições voluntárias que servem para a manutenção da área. É importante lembrar que as normas impedem que a área privativa de naturismo seja fotografada sem permissão, então fique atento se pretende conhecer o local.  Por lá também existe uma área de hospedagem, com restaurante, e a Pousada Tambaba Naturista, onde também se fica pelado.

O trecho naturista da praia tem cerca de 900 metros, possui seguranças e é frequentada por famílias inteiras e muitos turistas do mundo todo. Como o naturismo foi oficializado em 1991, Tambaba se tornou referência desse tipo de turismo no planeta sendo hoje um dos três destinos mais procurados da Paraíba.

E se você está procurando mais atrativos para visitar a praia, além do naturismo, saiba que sua beleza cênica impressiona. Cercada por falésias multicoloridas, formações rochosas incríveis, coqueirais e piscinas de água morna cristalina, Tambaba ainda possui um trecho específico para a prática de surfe, isso mesmo, surfe nu!

Se você ficou curioso e pretende colocar Tambaba na sua lista de próximo lugar para visitar no Brasil, saiba que existem regras rígidas para quem quer fazer naturismo por lá, tudo isso para evitar que pessoas que não partilham da filosofia naturista se aproveitem da situação. Por isso, o Código de Ética estipula algumas condutas consideradas faltas graves e que levam à imediata expulsão das áreas naturistas.

Algumas faltas graves:

1 – Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

2 – Praticar violência física como meio de agressão a outrem.

3 – Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros.

4 – Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.

5 – Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

Facebook Comments

Share This